>
 

Quer Um Caminho Puro?

            Alguns anos atrás começou uma ênfase maior sobre o louvor. Não havia dúvida que uma mudança na liturgia da Igreja precisava mudar. No entanto, parece que foi jogado fora o bebê junto com a água do banho dele. Em outras palavras algo foi excluído dos cultos para que este dito louvor pudesse se instalar na igreja. Sempre havia música na igreja, mas de uns anos para cá a música tem tomado a preeminência nos cultos evangélicos. Depois entrou a coreografia, isto é, uma espécie de dança ensaiada, basicamente algo de origem humana e não uma expressão de louvor a Deus proveniente do mover do Espírito Santo sobre o espírito humano.

            Enquanto este louvor humanamente gerado crescia, houve uma corrida da parte de muitos para se tornaram músicos e cantores. A medida que isto ocorria, o ministério da Palavra de Deus diminuía, ao ponto que em muitos lugares o tempo para a mensagem é bem reduzido, e noites de estudos bíblicos são pouco assistidos ou nem existem mais. Agora, vamos ver o que a Palavra de Deus tem a nos dizer com respeito o poder da Palavra em nossas vidas. E, Ela tem poder para operar de uma forma positiva na vida do homem. O que aborrece, aliás, preocupa, é que em muitos lugares a Palavra de Deus está sendo deixada e no seu lugar estabelecem-se coisas carnais, coisas provenientes do homem, coisas que faz o espírito humano se alegrar por um pouco de tempo, mais ou menos como os efeitos de drogas, lícitas ou ilícitas.

            Ouve agora a pergunta e resposta de Davi: "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando de acordo com a tua palavra. De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. (Salmos 119:9-10) Davi, o autor de muitas canções, músico e cantor não disse que o cantar e louvar o afastaria do pecado e limparia o seu caminho, mas por prestar atenção à Palavra de Deus e A observar com tenaz atenção.

            Não, eu não estou querendo diminuir o valor de louvor. O louvor puro, sincero e honesto que procede de um coração puro é de grande valor. Este louvor deve levar quem louva a um patamar ainda mais elevado de adoração, que é algo além do louvor, o qual muitos ditos crentes não alcançam. É esta adoração que leva a pessoa a um relacionamento mais profundo com Deus, que automaticamente o afastará do pecado. No entanto o que se vê hoje em dia são pessoas que alegam louvar a Deus, mas aproximam-se cada vez mais ao mundo e suas paixões.

            Davi continua no Salmo 119:11 dizendo: "Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." A Bíblia não é uma espécie de amuleto que se carrega debaixo do braço que afastará o pecado. O poder da Palavra só pode ser eficaz quando Ela está carregada no íntimo, isto é escondida no coração.

            Você tem o dever de louvar a Deus, seguir adiante até uma profunda adoração, mas ao mesmo tempo observar a Palavra de Deus. Se sua igreja não proporciona suficiente da Palavra, você deve redobrar seu esforço para colocar a Palavra permanentemente no seu coração.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "A alma sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro."