>
 

Ouse Ser Diferente

            Anos atrás quando eu estava apenas começando meu ministério, recebi uma ligação telefônica que muito me impressionou. Fui impressionado pelo fato que o interlocutor falava do que não sabia, enquanto levava pesadas críticas contra minha pessoa e a Igreja de modo geral. Ele disse, entre outras coisas, que a religião (termo dele) era apenas uma muleta que pessoas fracas e incapazes precisavam para poder viver. É claro que discordei com ele, mas sem efeito.

            Por que eu disse que este algoz do cristianismo não sabia do que falava. Porque ele não sabia que para ser crente, isto é cristão de verdade é ousar ser diferente. É nadar contra a correnteza. É opor a sociedade e seus princípios. Qualquer pessoa pode percorrer a Bíblia de capa a capa para descobrir que qualquer um chamado por Deus teve que ousar ser diferente.

            Vejamos! Em primeiro lugar consideraremos Abrão que futuramente seria chamado de Abraão. Ele foi chamado para fora do seu lugar de habitação, pois Deus queria fazer dele um homem diferente, separado e distinto, através do qual estabeleceria um povo exclusivo de Deus. Foi lhe dado o sinal da circuncisão, algo permanente na sua carne indicando com clareza que era diferente e que pertencia a Deus. E este foi apenas um entre vários sinais que ele levava ao longo da sua vida. Este sinal foi passado de geração a geração.

            Deus não fez dele uma nação nova e separada no meio de uma nação idólatra, mas o chamou para uma terra nova e prometida exclusivamente para ele e todos seus descendentes que andariam de acordo com as instruções de Deus. Ele teve a coragem de ser diferente, bem como seu filho Isaque e neto Jacó.

            Parece que esta coragem está começando faltar hoje em dia. Pessoas não têm mais a coragem de ser diferente, de declarar sua fé publicamente ou de certa forma se vestir de Cristo. Parece que os crentes modernos querem ser homologados pelo mundo. Parece que querem ser como leite industrializado: homogeneizados. Este é um processo pelo qual o leite passa a fim de impedir a decantação de seus constituintes. Que quer dizer isto? Isto quer dizer que o leite é processado para que a gordura não se separa do resto do leite. Leite na sua forma natural, se for deixado de um dia para outro, terá em cima uma camada de gordura. O crente deve ser esta nata separada e em cima do resto.

            Deus jamais queria que seu povo ficasse aceito pelas nações em volta e hoje a mesma regra existe, pois Deus ainda não quer que seu povo seja homogeneizado com o resto do mundo ao ponto de não haver distinção entre um e o outro.

            Veja o que a Bíblia diz: "E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão meu povo. Pelo que, sai vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (II Coríntios 6:16-18)

            Para auxiliar seu estudo deste tema, leia: Mateus 25:32, Lucas 6:22, Romanos 1:1 e Hebreus 7:26.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem." (Peter Drucker)