>
 

Disfarce Quase Perfeito

Radovan Karadzic, uma vez líder dos Sérvios da Bósnia e acusado de genocídio, tinha sido um dos homens mais procurados do mundo. Ao crescer uma longa barba branca, carregando documentos falsos, e praticando a medicina alternativa, ele enganou a todos, por um tempo. Após 13 anos na clandestinidade, ele foi finalmente preso.

A Bíblia nos diz que Satanás está também no negócio de enganar as pessoas com disfarces. Desde o início da história humana, ele fingiu ser um conselheiro iluminado, dizendo a Eva que Deus não foi honesto com ela: "Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis." (Gênesis 3:4) Ele se mascarou como um anjo de luz. Veja o que a Bíblia diz acerca da sua atuação: "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz." (2 Coríntios 11:14 NVI) Mas o Senhor Jesus Cristo desmascarou-o como: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44)

Muitas vezes as pessoas erram em dois extremos de sua visão de Satanás. Alguns repudiam-o, enquanto outros atribuem mais poder para ele do que ele merece. Não nos deixemos enganar. Satanás é poderoso como o "deus deste século" (2 Coríntios. 4:4). Mas os cristãos não precisam se acovardar diante dele em temor: "... porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo." (l João 4:4) O dia está chegando quando Satanás será lançado no lago de fogo: "O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 20:10).

Até aquele dia, não deixaremo-nos de ser enganados, mas, sim, viver uma vida piedosa que reflete a imagem de Cristo, pois Ele é: "Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito." (João 7:18 NVI) - C. P. Hia

Em nossa existência do dia-a-dia,
O mal muitas vezes usa uma máscara;
Confie no Senhor por discernimento verdadeiro
Ele dá sabedoria quando pedimos. - Hess

Pensamento do Dia: Satanás oferece nada além de truques e enganos.