>
 

Desejos do Coração

            "Deleita-se também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração." (Salmos 37:4)

            Esta promessa é de encher o coração de qualquer um de grande expectativa, coligado com um gozo difícil de explicar e conter. Imagine! Deus me dará os desejos do meu coração. Tudo que desejo e imagino Deus me dará. Simplesmente não há nada melhor que isto.

            No entanto, é necessário entender as qualificações para receber esta grande bênção do Senhor, isto é, receber pessoalmente o cumprimento desta promessa. Frequentemente há certas expectativas da parte do homem que não se cumprem e no meio disto entra no íntimo dele uma insatisfação com Deus e uma desconfiança que Ele não é fiel às Suas promessas.

            É necessário entender que Deus não é limitado ao julgar apenas os atos do homem. As Escrituras revelam a capacidade do Senhor Jesus Cristo em João 2:25: "... e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem." Pessoas se aborrecem com a Palavra de Deus, bem como a pregação ungida da Palavra, pois parecem revelar tudo que o coração contém. As Escrituras declaram que Elas mesmas têm este poder por serem geradas pelo próprio Deus. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, penetra até divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12)

            Agora, o texto esclarece logo no início que a promessa é para aqueles que se deleitam no Senhor. Entendeu? Entenda que a promessa não é para qualquer um que carrega a Bíblia debaixo do braço, que frequenta os cultos, canta no coral ou é músico. Nem ministros, evangelistas e professores bíblicos podem reivindicar a promessa sem preencher a qualificação. É necessário, absolutamente essencial, que a pessoa que almeja receber esta promessa realmente deleita-se no Senhor, que não deixa qualquer afeto para o mundo (outro deus, outro amante, se quiser dizer assim) entrar na vida, no coração.

            Lembre-se que nem os pensamentos podem ser escondidos de Deus. Em Ester 6: 6 a Bíblia recorda que Hamã falou apenas consigo mesmo. Não falou com mais ninguém, mas Deus sabia do intento do seu coração e virou tudo sobre ele. Em Gênesis 6:5 encontramos o fato que Deus sondou os corações de todos os homens e descobriu "que toda a imaginação dos pensamentos do homem era má continuamente." Nem tenta enganar a si mesmo pensando que pode esconder o que é desagradável a Deus do conhecimento Dele. Ele já sabe que: "... é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas coisas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem." (Marcos 7: 21-23)

            Você sabe muito bem o seu coração contém. Se está cheio, ou apenas contém um pouco destas coisas abomináveis a Deus, não receberá a promessa. Não reclame de Deus! Limpe seu coração! Deleite-se no Senhor e somente Nele!

Philip D. Walmer