>
 

Para Poder Persistir

 

"Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência. Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo." (Tiago 5:1-11)

Paula Creamer golfista profissional havia trabalhado durante todo o ano para ganhar uma vaga no Campeonato ADT de 2008, torneio final do ano no circuito LPGA. Quando o evento começou, no entanto, Creamer sofria de peritonite, uma inflamação dolorosa da parede abdominal. Ao longo dos quatro dias do torneio, ela estava com dor constante e incapaz de comer. Ela até passou uma noite no hospital por causa do estado de saúde dela. Ainda assim, ela perseverou até o fim e, surpreendentemente, ela terminou em terceiro lugar. Sua determinação lhe rendeu muitos novos fãs.

Os desafios e as crises da vida podem nos levar até o fim da nossa força, e em tais momentos é fácil querer desistir. Mas Tiago oferece aos seguidores de Cristo outra perspectiva. Ele diz que enquanto a vida é uma batalha, é também uma bênção: "Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo." (Tiago 5:11)

No exemplo de Jó, encontramos encorajamento e forças para perseverar nas horas mais sombrias da vida. O poder enraizado de Deus em nós é compassivo e misericordioso. Mesmo quando a vida é dolorosa e difícil, podemos perseverar, porque Deus está sempre presente. "... Sua misericórdia dura para sempre..." (Salmos 136:6) - Philip D. Walmer


Eu procurei com todo meu coração a saber

Se Deus realmente estava presente;

Ele graciosamente Se revelou,

Sua misericórdia, amor e cuidado. - Cetas


Pensamento do Dia: Deus provê o poder... é preciso perseverar.