>
 

Primeira Igreja do Candelabro


Eu adoro quando as igrejas têm nome como: "Igreja Luterana Rei da Glória" ou "Igreja Batista Missionária Alpha e Ômega". Se a igreja em Éfeso ainda existissem, talvez nós chamaríamos-lhes algo bacana como "Primeira Igreja do Candelabro."

Frequentemente perdemos o significado da visão gloriosa de João em  Apocalipse 1 de Jesus em pé entre os sete candelabros de ouro. Estes não eram apenas candelabros decorativos, mas fontes substanciais de luz. Quão significante, então, que os candelabros representam as sete igrejas que foram chamadas para levar a luz de Jesus a um mundo que jazia nas trevas.

Vivemos em um mundo de trevas que precisa desesperadamente do poder luminoso e  intenso de Cristo brilhando através de nós. Vamos ter cuidado, então, para não repetir o erro dos Efésios que abandoram "...  teu primeiro amor." (Apocalipse 2:4) Apesar de elogiados por fazer muitas coisas bem, eles falharam em manter Jesus em primeiro lugar.

É fácil deixar muitas coisas afastar Jesus do centro de nossas vidas até  que estamos fazendo meramente "as obras da igreja" por todas as razões erradas. O que acontece então? Perdemos o nosso impacto nas pessoas que necessitam de Jesus e salvação. Jesus advertiu: "... arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." (v.5) Não podemos deixar que isso aconteça. Mantenha Jesus em primeiro lugar para que a Sua luz continuará a brilhar intensamente neste mundo que jaz em trevas. - Joe Stowell

 

Leia: Apocalipse 1:10 - 2:3

"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;  os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer."

Esses critérios espirituais poderosos vieram a João quando ele estava em um estado espiritualmente receptivo da mente (ou seja, "no Espírito" (Apocalipse 1:10) Assim também o nosso coração deve estar aberto a Deus. - Dennis Fisher


Senhor, ajuda-nos sempre Ti colocar em primeiro lugar

Em tudo o que dizemos e fazemos

Para que a Tua luz brilhe através de nós

E mostra ao mundo a necessidade deles por Ti. -Sper


Pensamento do Dia: Obras que se fazem por amor a Jesus mais brilhante brilharão em um mundo que jaz nas trevas.