>
 

Seja Um Inabalável


       O romancista, Stephen Bly, autor de livros acerca nos dias do Velho Oeste da América, disse que havia dois tipos de amigos (e cavalos): corredores e inabaláveis. Ao primeiro sinal de problema, o corredor dispararia, abandonando você a qualquer perigo que estivessem enfrentando. Mas um inabalável iria ficar com você, não importando as circunstâncias. Infelizmente, você não saberia que tipo de amigo que você teve até que o problema veio. E então já era tarde demais, a menos que seu amigo era um inabalável.

      Ao invés de preocupar-nos com o tipo de amigos que temos, no entanto, devemos considerar que tipo de amigos que somos. Nos dias finais do ministério de Paulo, enquanto ele esperava a morte, alguns que haviam ministrado com ele se transformaram em corredores o abandonaram para deixá-lo para enfrentar a execução sozinho. Em sua última carta, ele listou alguns (como Demas), que fugiram, então simplesmente declarou: "Somente Lucas está comigo." (2 Timóteo 4:11) No versículo 16, Paulo elabora mais: "Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram." Lucas era um inabalável. Embora, sem dúvida desapontado por aqueles que o tinham abandonado, Paulo deve ter sido profundamente confortado em saber que não estava sozinho.

      Provérbio nos diz que: "O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão." (17:17) Em momentos de adversidade, precisamos de amigos nos quais podemos confiar. Quando as pessoas que conhecemos encaram problemas, que tipo de amigo seremos nós... um corredor ou um inabalável? - Bill Crowder


Leia: 2 Timóteo 4:9-18

      "Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras. Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!"

      Paulo tinha muitos companheiros de viagem e co-trabalhadores; muitos provavelmente tinham sido jovens missionários "estagiários" de Paulo. Warren Wiersbe escreveu: "Eu creio que há pelo menos 100 homens diferentes e mulheres nomeadas em Atos e nas cartas de Paulo, que faziam parte de seu círculo de amigos e companheiros de trabalho. Paulo não podia fazer o trabalho sozinho." - Sim Kay Tee

     Quem sabe, seria bom para cada um de nós oferecermos a Deus a seguinte oração: "Prezado Senhor, ajuda-nos a ser o tipo de amigo que não corre quando os nossos amigos estão em necessidade. Dá-nos a coragem de apoiá-los, a sabedoria para entender o que devemos dizer, e habilidade para servi-los. Amém."

 Pensamento do Dia: Um verdadeiro amigo fica conosco nos momentos de provação.