>
 

Você É Útil Para Deus?

Texto - Mateus 25:14-30

 

             "E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 25:30) Francamente, este versículo me assusta. Parece que a palavra "inútil" grita para mim, que na leitura a palavra é grifada para chamar-me a atenção. Poderia alguém receber condenação pior do que ser chamado de "inútil"? Só de pensar nisto me dói o coração, o íntimo do meu ser. O que mais assusta é que Deus, Soberano e Supremo, poderia me chamar de "inútil". Isto seria o cúmulo de insulto. Contudo, é necessário que seja encarado esta possibilidade.

            O servo nesta parábola que teve seu caráter julgado assim sofreu esta condenação por não dar lucro para seu mestre. Aí está o coração da questão; lucro. Lucro para este mestre era para receber de volta mais do que investiu no servo. Ele não queria simplesmente receber de volta o valor que investiu no início no seu servo. Vamos analisar este conceito em relação às nossas vidas cristãs.

            Éramos pecadores. Deus nos tirou do lodo do pecado, da degradação da iniquidade, perdoou nossos pecados, nos curou, providenciou nossas necessidades e copiosamente derramou bênçãos e mais bênçãos sobre nós. Sei que nem todos pensam que Deus tem esta obrigação de estar sempre derramando bênção sobre bênção, mas a maioria pensa assim. A franca verdade é que Deus quer lucro por Seu investimento em você.

            Você deve perguntar para si mesmo. Eu sou útil para Deus? Ele tem algum retorno de lucro por ter investido tanto em mim? Qual é o lucro que eu dou para Deus? A franca verdade é que há crentes de anos que são meras esponjas que receberam mais e mais de Deus, mas em hipótese nenhuma deu lucro para Deus. Não ganharam sequer uma alma no decorrer dos anos. Jamais fizeram o trabalho de evangelista pessoal. Sei, louvou e adorou a Deus, deu seu dízimo e ofertas, mas estas coisas não passam de deveres. Ah! Trabalhou na construção a manutenção da propriedade da igreja. Muito bem! Mas isto pouco importa para Deus, pois estas coisas Ele não levará para Sua Santa Cidade. O mestre da parábola investiu dinheiro e queria lucro de bens iguais. Seu mestre, Jesus, investiu na salvação da sua alma e Ele quer que você se empregue no resgate de almas perdidas. Assim é o lucro que Ele quer.

            Como empregador eu foi obrigado mais de uma vez analisar a produção dos meus funcionários. Tive a triste responsabilidade de dizer para alguns que não necessitava mais deles, pois não estavam dando lucro para a empresa. Se você fosse empregado de Deus qual seria a razão para Deus ficar com você no seu quadro de funcionários? Muitos dizem: "Eu sirvo a Deus." Muito bem, e em que é que você serve a Deus? Qual é sua função? Que título poderia ser colocado na sua carteira de trabalho?

            Não, eu não estou lhe criticando, mas apenas incentivando você a analisar sua vida diante de Deus e do ponto de vista Dele. Que não seja dito de você: "Pesado foste na balança e achado em falta." (Daniel 5:27)

Philip D. Walmer