>
 

Você É Útil Para Deus? - 2

 

Texto - Mateus 25:14-30

 

             "Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor [Deus], estando preparado para toda boa obra." (II Timóteo 2:21)

            É necessário que cada cristão entenda bem este versículo. Em primeiro ele precisa entender que a responsabilidade de ser puro é do próprio cristão. Ele precisa livrar sua vida de tudo que contamina. Eu poderia fazer uma lista parcial, mas o crente estando cheio do Espírito Santo será avisado pelo próprio Espírito quando não está de acordo com a vontade de Deus e assim pode corrigir o erro.

            Em segundo lugar o crente precisa entender que não pertence a si mesmo, contudo é apenas um vaso, sem vontade própria e para ser usado por seu possuidor [Deus]. Em outras palavras é Deus que há de determinar o uso do vaso. Cuidado com sua atitude! A casa de Deus é grande, e conforme ensina a Palavra há em qualquer casa assim vasos de honra e de desonra. O importante é de servir a Deus onde Ele poderia melhor usá-lo.

            Em Lucas 2:25-35 um homem pelo nome de Simeão entra em cena por apenas alguns minutos para ministrar a José, Maria e o pequeno Jesus de oito dias de idade. Foi movido pelo Espírito Santo para se apresentar no templo em dia e horário específicos. Fez o trabalho que foi enviado por Deus para fazer e nunca mais ouvimos falar dele, no entanto foi vaso útil, usado por Deus.

            No mesmo dia aparece uma mulher, viúva, profetisa e de idade avançada. Esta servia ao Senhor noite e dia com louvores e adoração com jejum e nem deixava o templo. Estas foram as obras com as quais ela servia ao Senhor. Há pessoas em condições semelhantes hoje que poderiam fazer a mesma obra de grande valor, mas em vez disto passam seus dias andando de casa em casa com conversas que não edificam ou mantenham-se em casa com seu entretenimento predileto. Pena, não é, quando poderiam usar este tempo em prol da obra do Senhor e ser útil para Deus, Sua Igreja e a irmandade em geral.

             Estevão começou sua carreira curta de pregador e evangelista quando foi escolhido para servir mesas (garçom), mas sendo um homem cheio do Espírito Santo, humilde e pronto para servir Deus e a Igreja em qualquer lugar de necessidade, em breve se tornou um homem poderoso na Palavra e foi maravilhosamente usado por Deus.

            Deus necessitava um homem para levar uma mensagem para Saulo, perseguidor da irmandade, e viu um homem de oração e consagração pelo nome de Ananias, o qual Ele enviou com uma mensagem específica para Saulo. Após disto, não ouvimos falar mais dele.

            Todos estes e muitos outros foram vasos úteis para Deus, alguns em posições aparentemente insignificantes, todavia importantes para a obra em geral. Eles serviram bem e terão seu galardão por ser submissos a Deus e obedientes às obras que foram lhes confiadas. Você é do mesmo espírito para ser um vaso útil para Deus? Se for sim, Deus lhe mostrará o que há de ser e futuramente receberá seu galardão.

Philip D. Walmer