>
 

Tire O Lixo Da Sua Vida - 5


Número 5

            De grande preocupação para qualquer cristão sincero é o atendimento de Deus às suas orações, tanto a aceitação do louvor e adoração, quanto às petições. Crentes frequentemente deixam de orar, pois por não receber repostas é para eles motivo para pensar que não faz diferença nenhuma orar ou não orar. Esta atitude não é correta nem de acordo com o ensinamento da Palavra de Deus. É pena que isto aconteça, contudo deixo bem claro que a culpa jamais é da parte de Deus. Quando o crente cumpre corretamente suas obrigações com Deus, suas orações são ouvidas e atendidas.

            Em Lucas capítulo dezoito Jesus ensinou seus discípulos acerca da oração. No primeiro versículo Jesus classificou a oração como um "dever". Esta declaração esclarece que a oração não é algo a ser considerado como algo opcional na vida do crente. Jesus ainda continuou a dizer que "dever" é para ser cumprido "sempre". Com isso aprendemos que a oração não é simplesmente um dispositivo para ser usado somente nos momentos de necessidade, mas deve ser habitual na vida do crente. Jesus ainda esclarece que quem ora não deve esmorecer. Esta palavra tem um sentido forte e esclarece bem a atitude do crente em relação às suas orações. Esmorecer significa: tornar sem ânimo, sem forças, enfraquecer, afrouxar, perder o sentido, tornar sem entusiasmo, diminuir a intensidade, estar moribundo.

            Bem, com apenas este único versículo entendemos que a oração é algo vital na vida do crente, essencial para sua sobrevivência, bem como para o bem da família, igreja, amigos, colegas, e se entendemos bem é para o bem da nossa pátria e o mundo. É essencial para o bom andamento de tudo que conhecemos como instituição em nosso mundo, pois traz a orientação divina e a subsequente bênção se for obedecida.

            O que então, impede o recebimento das desejadas repostas às nossas orientações? Pedro esclarece (I Pedro 3:7) que as orações dos homens podem ser interrompidas caso não coabitarem corretamente com suas esposas. A harmonia familiar é de grande importância na vida espiritual, e não somente o relacionamento conjugal, mas, igualmente, com os filhos e outros familiares. Paulo admoesta em I Timóteo 2:8: "Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade." A tentativa de ter uma vida de oração e ainda manter uma atitude de ira e animosidade resulta em fracasso. Este fracasso desmotiva e resulta na desistência parcial ou completa da oração, que só traz ainda mais frustração e desanimo.

            O problema de alguns é que estas condições de ira, animosidade, ciúmes, discórdia, dissensões, facções, invejas e outras obras da carne (Gálatas 5:19-21) são considerados como condições normais na vida de qualquer ser humano e que não tem solução definitiva. Tem solução e a solução é a oração. Não, não há de ser que com uma oração tudo isto há de ser solucionado. A limpeza do coração, do íntimo do ser humano, levará uma vida consistente de oração. Ele pode por meio da oração ganhar uma grande vitória sobre estes males na sua vida, mas se começar relaxar na oração voltará em pouco tempo às condições anteriores.

            Tire o lixo da sua vida e mantenha-a limpa pela oração!

Philip D. Walmer