>
 

Tire O Lixo Da Sua Vida - 6

Número 6

 

            A passagem de II Crônicas 7:13-14, muito usada como tema de pregação esclarece muito em relação ao nosso tema, a resposta de nossas orações, que já está no seu sexto capítulo. Ouça os pré-requisitos de Deus para ter as orações respondidas: "Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra."

            Vamos analisar os cinco pré-requisitos que Deus estabeleceu para ter suas orações respondidas. Estes não são regras, usos ou costumes de alguma organização eclesiástica ou igreja, mas firmes leis do Deus imutável.

            1. Em primeiro lugar a pessoa precisa se humilhar. Tiago 4:6 e I Pedro 5:5, dois escritores diferentes, concordam em declarar que Deus resiste aos soberbos. Não adiante tentar aproximar-se de Deus demonstrando auto-justificação, tentando convencer Deus que sua condição espiritual merece receber respostas às suas orações. Jesus ensinou esta verdade em Lucas 18:9-14 ao comparar um fariseu e um pobre publicano, que se aproximou de Deus com humildade e retornou justificado para sua casa, enquanto o fariseu que tentou justificar a si mesmo voltou para casa nas mesmas condições em que chegou a Casa do Senhor. Não adiantou suas orações, jejum, dízimos e seus atos aparentemente corretos e bondosos, pois chegou se justificando, de pé, pois até a posição do seu corpo testemunhou do seu orgulho que o condenou.

            2. Em segundo lugar é necessário orar. Não adianta pensar: "Deus já sabe o que necessito, e não preciso pedir." Eu sei que a Bíblia assim nos informa, no entanto a Bíblia também ensina que quem pede recebe. E por falar em orar, é necessário se lembrar de que não é questão de apenas fazer uma oração de pouca duração, pois Deus quer amplo tempo para lhe ouvir e lhe falar também. Sim, há momentos em que entramos em perigo e não haverá tempo de fazer longas orações, e naqueles momentos Deus nos ouve, mas isto não serve de desculpa para não esperar em oração na presença do Senhor.

            3. Em terceiro lugar é necessário buscar a Deus. Algumas versões têm a expressão "buscar a minha face". Esta expressão nos ensina que devemos procurar olhar no rosto de Deus, dá atenção exclusivamente a Ele durante nossa oração. Ninguém gosta de conversar com outra pessoa quando aquela pessoa está olhando para outro lugar, pois parece que não está prestando atenção ao que você está dizendo. Namorados sinceros olham no rosto um do outro e não ficam olhando para outras pessoas em volta. Eles dão atenção exclusivamente para aquele que ama, e é isto que Deus quer da nossa parte.

Philip D. Walmer