>
 

O Coração


          Ontem mesmo recebi uma comunicação de uma senhora muito preocupada com a direção que seu pastor e a igreja estavam tomando em relação aos costumes e hábitos do mundo de vestimenta, maquiagem e o uso de joias e bijuterias. Não fiquei muito surpreso, pois as ideias e pensamentos relacionados com estas coisas têm sofrido um ataque severo em muitas congregações, igrejas e organizações antes conservadoras. É trágico, pois a porta de acesso à igreja e aos corações dos seus membros foi escancarada de maneira que eventualmente todo o mundo com sua falta total de moralidade há de entrar e tomar conta dos corações da irmandade. Confesso que isto me entristece profundamente, pois já vi várias denominações que uma vez eram os bastiões de avivamento se tornaram vítimas de todas as artimanhas de satanás, pois deram seu braço a torcer e não conseguem mais retornar a ser o que eram. Chegaram ao ponto de consagrar adúlteros, fornicadores, homossexuais e lésbicas ao ministério da igreja, comportamento claramente condenado pela Palavra de Deus. Não somente perderam sua identificação de cristão, mas seu poder com Deus e contra o mundo e o poder do pecado.

          A expressão que mais se ouve das pessoas que abraçaram esta dita "modernização" da igreja é: "Deus não importa com o exterior, mas apenas com o coração." Convido o amado leitor deste artigo para analisar as Sagradas Escrituras comigo.

          "Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem..." (Mateus 15:18-20) Em outras palavras, estas ideias de assemelhar-se ao mundo para camuflar sua fé atrás de uma cortina de comportamento igual ao do mundo procede do coração que não está alinhado com a Palavra de Deus e a vontade Dele para seus súditos.

          É lícito perguntar o que está realmente no coração. Ah! O mundo não gosta de você. Com razão: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia." (João 15:19) Você mudou o seu comportamento, modo de viver, e agora o mundo aceita você? Então, de acordo com o versículo acima, você já é do mundo.

          O mesmo João que escreveu esta passagem escreve também em I João 2:15: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1João 2:15-17)

          Como é que pessoas que uma vez foram libertas das vaidades e pecados do mundo desejam voltar justamente para o que lhes prenderam antes? A vontade de Deus é: "Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (II Coríntios 6:17-18)

Philip D. Walmer