>
 

Por Que Estou Aqui?


            "Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?" (Ester 4:14)

            É interessante perceber que há um número expressivo de crentes que não tem a mínima ideia por que Deus tem lhe dado a pleníssima dádiva de salvação. Dizem que estão servindo ao Senhor, contudo é difícil determinar exatamente o que estão fazendo, pois é difícil, senão impossível determinar qualquer coisa que fazem em prol do reino de Deus.

            Por sua beleza extraordinária, Ester, foi selecionada de entre muitas outras candidatas para ser a nova rainha e esposa do rei Assuero. A partir daquele momento ela passou a gozar todos os benefícios do palácio e casa do rei. Servos e servas atendiam suas necessidades de dia e de noite. Ela tinha as melhores comidas e bebidas. Roupas lindíssimas não lhe faltavam. De fato é impossível mencionar todos os benefícios que faziam parte do ofício de rainha. Aparentemente jamais passou pela mente dela que ela recebeu esta grande honra na vontade de Deus para poder algum dia ser útil para Ele e o povo Dele. É claro que não passou pela cabeça dela de que ela seria obrigada colocar sua própria vida em jogo para servir a Deus.

            Em relação a esta linda história refleti acerca da posição a qual o Senhor Jesus Cristo nos elevou por meio da grande salvação que nos proporcionou, a qual abraçamos com o resultado de sermos libertos do pecado que nos prendeu e que futuramente determinaria nossa perdição eterna. Não há espaço neste devocional para elaborar uma lista de todos os benefícios aos quais os seguidores de Cristo têm direito. Mas, será que tudo que Cristo fez para nós vem absolutamente sem obrigação nenhuma da nossa parte? Será que Deus não requer nada em retorno por tudo com o qual Ele nos abençoou? Vamos poder simplesmente desfrutar destes benefícios sem de alguma forma retribuir algo de volta para Deus? O que é, na realidade, o que nos dá direito a esta grande bonança gratuita que Deus nos proporcionou? Você mereceu? Não devemos nada pelos os benefícios derivados da grande e única salvação do ser humano?

            Parece que Ester, tendo uma vez alcançada o palácio, esqueceu do seu pobre povo escravo, e não mais ligou para seu sofrimento na escravatura do seu cativeiro. Para mim parece que tem acontecido a mesma coisa com muitos que foram tão maravilhosamente salvos pela graça de Deus. Eles se banham diariamente em bênçãos e mais bênçãos, esquecendo-se dos seus familiares, amigos, colegas de colégio e trabalho, entre outros com os quais eles têm contato regularmente. Não pensam na salvação destas pessoas. Não se lembram que todos estes estão destinados para uma eternidade sem Deus. Não oram por eles e não os evangelizam.

            Veja como Paulo encarou a sua responsabilidade de servir a Deus na evangelização do mundo: "Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada." (I Coríntios 9:17)

Philip D. Walmer