>
 

Por Que Estou Aqui? - 2


Número 2

 

            "Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levatará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai percecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?" (Ester 4:14)

            Servir na capacidade pela qual Deus chamou é o maior prazer para o verdadeiro cristão. Ele não serve a Deus por "interesse", mas por amor e vontade de agradá-Lo por sua obediência. A Bíblia declara que devemos seguir nos passos daquele que chamamos de Senhor. Ele veio, sabendo antemão que era para morrer e dar Sua vida em prol dos perdidos. Durante todos os seus trinta e três anos, Ele andou fazendo o bem a todos, com pleno conhecimento que no fim estas mesmas pessoas iriam clamar para que Ele fosse crucificado. Temos este exemplo de quem em cujos passos devemos andar.

            No caso de Ester, sem saber, ela foi escolhida por Deus para salvar o seu povo. Este trabalho exigiu que ela colocasse sua própria vida em jogo. Quando ela foi ter com o rei, ela não sabia se seria aceita ou não. Ela agiu contra as regras do reino, pois em jogo havia as vidas de dezenas e milhares de pessoas. O alvo era nobre, exigiu a vida da nobreza, pois de qualquer forma ela morreria por não ser aceita ou posteriormente por ser judia.

            Creio que cada crente precisa perguntar para si mesmo: "Por Que Estou Aqui?" Por que de entre as milhões de pessoas eu fui chamado pelo Senhor e pela fé que me foi proporcionada acatei a chamada e resolvi servir ao Senhor? Por que não foi outra pessoa? Por que eu fui beneficiado com as mais maravilhosas bênçãos do Senhor e não meu vizinho, irmão, primo, ou qualquer outra pessoa? Há um propósito na sua chamada, e é de interesse seu descobrir a razão por ser selecionado por Deus.

            Paulo foi chamado, mas antes de abraçar integralmente a fé em Jesus Cristo, foi lhe mostrado quantas coisas ele teria de sofre para seguir Seu Senhor. (Atos 9:16) Apesar disto, ele tomou por exemplo o Senhor Jesus que veio para morrer, e também abraçou a fé e a tarefa de pregar o Evangelho, não importando com as consequências, sofrimentos e outras formas de perseguição que haviam de vir.

            Deste lado da história sabemos o fim de tudo. Ester não morreu. Foi aceita pelo rei. Salvou seu povo e viu o fim do seu maior inimigo. Paulo, como muitos outros dos discípulos, morreu precocemente, ainda no auge da vida. Podemos questionar esta aparente injustiça onde um sai com a vida e outro não. Nisto temos que entender a soberania de Deus. Paulo não se julgou por injustiçado, pois até falou que morrer era lucro. Falou no galardão que receberia por ser fiel. Vimos nele a submissão total à vontade de Deus. Saber que fez a vontade de Deus para ele era satisfação e motivo de júbilo. Não o vemos lamentando nada, até cantava louvores a Deus na prisão. Por que é que tantos recuam de obedecer a vontade de Deus quando o futuro é tão promissor para os submissos? Você está prestes para aceitar a vontade de Deus junto com os desafios e sofrimentos?

Philip D. Walmer