>
 

Por Que Estou Aqui? - 3

 

Número 3

 

"Vós, porém, sois raça eleita, socerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusia de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9)

A pergunta do título deste devocional que pedi para você fazer para si mesmo nos dois devocionais anteriores, eu faço para mim mesmo, pois é importante para mim saber a razão da minha existência, vida, salvação, e o porquê de Deus chamar aquele menino de um lugarejo no meio dos campos e montanhas para seguí-Lo e fazer parte do Seu ministério. Não havia nada ilustre acerca do meu nascimento, minha família ou a linhagem da qual saí. Não havia nenhuma razão pela qual Deus chamaria a não ser que viu nas profundezas do meu ser algo que Lhe disse que eu seria um fiel servo Dele.

Isto foi o que Deus viu em Abrão, Isaque, Jacó, Samuel, Maria (mãe de Jesus), entre muitos outros. Com a chamada de Abrão, Deus iniciou o processo de formar para Ele Mesmo uma nação que seria um luz de verdade para o mundo inteiro. Israel falhou terrivelmente, pois em vez de ser uma luz do verdadeiro Deus, adotou os deuses e costumes das nações idolatras em volta, sendo finalmente dominada pelas outras nações e levado à escravidão para as nações estrangeiras, pois não aderiu à verdade de Deus.

Sendo que a nação de Israel era tipo do que a Igreja seria, entendemos que a Igreja é para ser aquela pura luz de verdade para o mundo. Pensando desta maneira, é necessário para a Igreja definir sua missão, analisar seu trabalho para ver se está na realidade cumprindo a missão que
Deus ordenou, isto é de representar Sua verdade e apresentar o Único Deus Verdadeiro.

Não é somente a Igreja coletivamente que precisa analisar se está cumprindo ou não o mandato de Deus, mas é importante que cada cristão analise também sua vida para ver se está cumprindo a vontade de Deus. No versículo texto acima entendemos que a missão de cada cristão é de mostrar e proclamar as virtudes daquele (Deus) que chamou das trevas do pecado para andar na sua luz reveladora, que também iluminaria o caminho para outros chegarem das trevas para a luz, para Deus e para a salvação.

O problema que muitas vezes ocorre é que as pessoas não entendem o porque de estar aqui na terra, nem o que é sua missão como crente, portanto vivem para agradar a si mesmos. Este viver carnal ofusca a luz de verdade, deixa o próprio crente de volta nas trevas e elimina a possibilidade de mostrar para os outros um caminho sobre modo excelente e salvador. A maneira de se vestir, de falar, de agir e reagir, bem como a participação de entretenimentos duvidosos e até pecaminosos apaga a luz e faz com que o crente, como Israel, deixa de ser um exemplo para o mundo em volta, e assim, em vez de ser um meio para o mundo conhecer a excelência de Cristo, fica nas trevas e o próprio crente frequentemente é levado de volta para a escravidão do pecado.

Philip D. Walmer