>
 

"O" Caminho


            "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

            Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.  E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa." (Gálatas 3:24-29)

            Não há espaço neste curto artigo explanar todos os pormenores desta passagem, porém há uma coisa que quero enfatizar e isto é que todos que queriam fazer parte do povo de Deus e ser herdeiros das promessas feitas a Abraão, tinham que chegar a Deus pelo mesmo caminho. Hoje se ouve muita gente, como uma bando de papagaios, repetindo a mesma frase: "Há muitos caminhos que levam ao céu, e apesar de alguns andarem em caminhos diferentes, chegaremos todos ao mesmo lugar." É uma bela teoria, mas simplesmente não condiz com a Palavra de Deus. Que pena que tanta gente se engana, querendo participar de todas as obras da carne e sua concupiscência, enquanto pensa que no final será lhes dado entrada à Cidade Santa junto com todos que viviam estritamente pelas leis de Deus.

            Toda a lei cerimonial (não a moral) do Antigo Testamento era algo que a Bíblia chama de aío para nos levar ao conhecimento de Cristo. Hoje não necessitamos mais da lei cerimonial, pois Cristo veio e por meio do Seu sacrifício na cruz do Calvário abriu o caminho para todos poderem chegar diretamente à presença de Deus por meio do arrependimento, batismo nas águas no nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e o recebimento do Espírito Santo.

            Jesus esclarecu tão bem para todos a verdade de existir apenas um caminho que nos leva a Deus nesta Despensação da Graça. Veja: "... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6) Em primeiro lugar Jesus usa o artigo definido, indicando que fora Dele não há caminho que leva a Deus. Em segundo lugar indica da mesma forma que fora Dele não há verdade. Em terceiro lugar deixa claro que sem Ele não há vida eterna. Portanto, todos devem descartar as ideias errôneas que não importa o que crêem, acreditando que apesar de viver desobedientes a Deus na terra, irão igualmente para Deus e o paraíso após a morte.

            Jesus disse aos religiosos dos Seus dias que eles erraram por não conhecer as Escrituras. A mesma coisa está acontecendo nos dias de hoje. Religiosos existem em número sem precedentes, mas o triste é que estão cegos por não conhecer as Escrituras e se tornaram guias cegos procurando levar outros cegos para os céus. Veja o que Cristo disse acerca deles: "Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco." (Mateus 15:14) O líder espiritual que você segue é cego, não tendo pleno conhecimento das Escrituras? Verifica por ler as Sagradas Escrituras, ungido pelo Espírito Santo e logo Deus lhe revelará a verdade para que você possa salvar a si mesmo da perdição.

Philip D. Walmer