>
 

Eu Posso

 

 

            "... tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)

            Já ouvi provavelmente centenas de vezes a desculpa: "Eu não posso". Tanto quanto eu, você pode imaginar muitas circunstâncias nas quais esta desculpa pode ser usada. Muitas vezes é uma desculpa totalmente sem cabimento, pois a pessoa nem tentou fazer o que considerou ser uma tarefa impossível. Quando nós chegamos ao Brasil anos atrás, teria sido fácil dizer: "Não podemos aprender ler, endender, falar e escrever a língua portuguesa. E, podia ter usado o exemplo de alguns estrangeiros que passaram várias décadas no país sem aprender com fluência esta língua complicada. Mas, nós nos aplicamos à tarefa, e aprendemos nos expressar relativamente bem. Posso citar exemplos de pessoas que passaram a vida sem aprender tarefas fáceis, enquanto outras aprenderam com relativa facilidade. Questão de inteligência superior ou habilidades sobrenaturais? Não, pois basicamente é apenas questão de vontade.

            Até agora falei acerca de tarefas na vida terrestre, mas vamos transferir esta ideia para a vida espiritual, notando que o Apóstolo Paulo não se gabou por dizer que em si mesmo poderia abraçar qualquer tarefa e vencer simplesmente por ser uma pessoa de personalidade forte ou mais inteligente que os demais. Ele se gabou no Senhor que fornecia o poder para que ele pudesse vencer.

            Muitos alegam que é impossível vencer a natureza carnal que opera dentro deles por acreditar que esta natureza é mais forte que o Espírito Santo que deve habitar neles. Pensar desta maneira é insultar o Salvador que veio para nos dar a vitória sobre o diabo, demônios, e sim, sobre a nossa própria natureza carnal. Ele disse: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra," (Mateus 28:18) Em Mateus 10:1 descobrimos que o poder que Ele possuía foi dado para os seus discípulos: "Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades."

            Os discípulos de Jesus entenderam perfeitamente que grande poder foi lhes dado no momento que receberam o Espírito Santo. Isto eles esperavam, pois ouviram e entenderam as promessas feitas por Jesus durante seu ministério terrestre. Eles compreenderam com perfeição: "... eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." (Mateus 28:20)

            Quando Jesus anunciou sua saída, seus discípulos ficaram temerosos, pensando que teriam de enfrentar tudo que o mundo apresentaria, estando eles absolutamente abandonados desamparados, mas Jesus os consolou com a promessa do Espírito Santo que não apenas estaria com eles, mas dentro deles, de onde poderia ainda melhor os ajudar a vencer tudo que o mundo jogaria contra eles. Eles jamais estariam sozinhos e desamparados.

            Da mesma forma, todos que têm aberto seus corações para a plenitude do Espirito Santo, e se renovam neste poder sobrenatural, podem confiar que têm um poder que nada neste mundo pode superar. Para seu bem espiritual, para ganhar mais vitória pela confiança que ganhará com o conhecimento da Palavra, aconselho a leitura de Romanos 8:31-39. Assim você poderá dizer com Paulo... "...tudo posso!"

"Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo." (I Coríntios 15:57)

Philip D. Walmer