>
 

O PropĆ³sito da Palavra de Deus

 

            Nos últimos anos, a Bíblia tem sido recomendada para muitos outros fins, que não seja aquele para o qual Ela foi escrita. As seitas que promovem paz de mente, por exemplo, conseguem encontrar nele óleo para as águas turbulentas da alma; mas para fazê-lo funcionar, eles têm que separar, escolher, intepretar mal e aplicar mal, literalmente para o contentamento dos seus próprios coraçãos. Agora, a Bíblia quando lida de forma honesta e responsável, traz paz de mente, mas somente depois de trazer primeramente o coração a um arrependimento que muitas vezes é tudo menos pacífica. Quando toda a vida tem sido transformada e o coração moralmente purificado do pecado, então, quem procura a paz pode conhecer a paz real e legítima. Qualquer manipulação das Escrituras para fazê-las falar de paz para o homem natural é mau e só pode levar à ruína.

            Alguns anos atrás era prática bastante popular pelos professores da Bíblia para alegar ter encontrado nas Escrituras a confirmação de quase todas as novas descobertas feitas pela ciência. Aparentemente, ninguém percebeu que o cientista teve que encontrá-lo antes que o professor da Bíblia pudesse, e nunca pareceu ocorrer a qualquer um se perguntar por que, se ele estava lá na Bíblia, a vista plena de todos, e que levou milhares de anos e a ajuda de ciência, antes que alguém pudesse a ver.

            Agora, eu creio que tudo na Bíblia é verdade, mas a tentativa de torná-La um livro-texto para a ciência é não compreende-La completamente e tragicamente. O propósito da Bíblia é o de levar os homens a Cristo, para torná-los santos e prepará-los para o Reino dos Céus. Nisto Ela é único entre os livros, e Ela sempre cumpre o seu propósito quando é lida com fé e em obediência.

 

A. W. Tozer