>
 

Ira

 

            No mundo de hoje há uma falta de paciência, de calma, de autocontrole e outras qualidades desejáveis que todo ser humano deve possuir. A gente vê no relacionamento de familiares no lar ou em sua convivência geral por fora dele, a falta destas boas qualidades. Cônjuges brigam um com o outro. Pais brigam com seus filhos e filhos com os pais. A frustração está evidente todos os dias no lar, no trabalho, no transito, no colégio, na universidade e em todo ambiente onde as pessoas convivem.

            Não é infrequente que estes males provocam males ainda piores. Cônjuges agridem um ao outro verbal e fisicamente. Patrões maltratam seus funcionários e os funcionários procuram meios para se vingarem dos maus tratos desmerecidos. Assassinatos são cada vez mais comuns. Motoristas matam por simples ofensas no trânsito. Maridos matam as esposas que prometeram amar pelo resto da vida e tem chegado à sociedade em todo lugar uma mudança de comportamento onde as mulheres estão tornando-se violentas, matando maridos e até seus filhos.

            Vendo isto apenas entre as pessoas que são do mundo, que não têm encontrado a salvação de Deus em nada surpreende. No entanto, hoje se vê todas estas coisas entre pessoas que alegam ser cristãs. Digo com toda certeza que Deus não aprova este comportamento da parte de pessoas que alegam ser transformadas pelo poder de Deus. Infelizmente a dinâmica da primeira experiência de salvação se esvaziou de muitos e eles voltaram para o estado original de carnalidade. É pena, pois não foi para este estado lamentável que Deus criou o homem e também não foi para um viver assim que Cristo veio com Sua salvação maravilhosa. Ele prometeu paz e um viver pacífico.

            A verdade é que a salvação da alma depende de uma vida transformada por Deus, que demonstra o fruto do Espírito. A Palavra de Deus declara o seguinte: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5:22-24)

            Paulo escreveu duas cartas à igreja de Corinto que após poucos anos de conversão e fé já voltou à prática das obras carnais. Por isso na primeira carta, no capítulo treze ele escreve estas palavras de encorajamento para uma vida de acordo com a vontade e exemplo de Jesus Cristo: "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, e não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (vv. 4-7)

            Antes disto Jesus já falou em Lucas 21:19: "É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma." (RA) "Na vossa paciência, possuí a vossa alma." (Cor) "Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos." (NTLH) "É perseverando que vocês obterão a vida [eterna]" (NVI)

            Se você realmente possui o Espírito Santo dentro do seu ser, este poder sobrenatural há de produzir o que é o verdadeiro e aceitável fruto Dele.

Philip D. Walmer