>
 

Importante... 2

Número 2

 

            "Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé." (Gálatas 6:7-10 NTLH)

            Imagino que alguns poderiam me perguntar: "Pastor, por que o senhor sempre escreve nestes devocionais palavras de advertência e alerta? Não poderia escrever coisas mais leves e animadoras? Seus devocionais são tão pesados!"

            Creio que é porque estamos chegando ao por de sol de nossas vidas. Com setenta e três anos de idade entendemos que o fim de nossas vidas está chegando rapidamente. Desta forma há muitas coisas que não tem mais importância para nós. Não importa mais os aplausos dos homens, as posses materiais, certas amizades, certos entretenimentos, entre outras coisas do gênero. Importa apenas estar pronto para o encontro com nosso Deus. Durante a vida passada, procuramos semear boas obras, obedecer a Deus, amar a Deus e seguir o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo quanto ao relacionamento com outras pessoas, seja elas do mundo ou da congregação dos resgatados e salvos. Estas são as coisas que poderiam nos garantir uma entrada triunfal no reino dos céus.

            Muito antes de o apóstolo Paulo escrever as palavras de nosso texto, o sábio Salomão escreveu as palavras seguintes: "De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal." (Eclesiastes 12:13-14 NTLH)

            Quem poderia falar com mais autoridade e convicção do que Salomão. Ele gastou sua vida relacionando-se com centenas de mulheres, acumulando bens em demasia, edificando belos edifícios, tudo que chamou a atenção do mundo da época e até a Rainha de Sabá disse que os feitos dele nem foram bem contados.

            No entanto, no final de sua vida, enquanto recordava todos os seus feitos, todos os seus prazeres, toda a sua riqueza, ele tinha isto para dizer: "Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?" (Eclesiastes 1:1-3) [Aconselho a leitura de todo este livro de sabedoria.] Veja a realidade que ele enfrentou... viveu toda a sua vida para chegar ao final dela incumbido a dizer que tudo que ele procurou durante sua vida não passava de vaidade. É interessante que a palavra "vaidade" é usada 190 vezes na Bíblia, 28 vezes no livro de Salmos e 30 vezes no curto Livro de Eclesiastes.

            Determina logo cedo na vida como viverá e gastará seus anos, pois há de lamentar com Salomão ou regozijar-se com o apóstolo Paulo: "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:6-8) Só você pode determinar como será o fim da sua vida, por determinar desde já o que é realmente importante.

Philip D. Walmer