>
 

Sedento 1

 

Número 1

            "A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta." (Salmos 143:6) Quais são seus pensamentos em relação a Deus? Igualam a expressão de Davi no versículo acima?

            O estado da Califórnia, como uma grande parte do oeste dos EUA, sofre uma seca tremenda. Não choveu suficiente durante o inverno e não houve a acumulação de neve nas alturas das Montanhas Sierra Nevada que normalmente derrete durante o verão calorento para manter os rios e represas abastados de água. Os rios estão com os níveis mais baixos em muitos anos e as represas, em situação de calamidade, estão sem condições fornecer água em quantidade como de costume.

            O verão do hemisfério norte tem sido bastante quente, que exacerbou ainda mais a seca. A associação de moradores onde nossa residência está localizada exige que a gente mantenha os gramados irrigados e verdes, bem como os canteiros de flores e arbustos. É necessário regar estas plantas todos os dias, senão em apenas dois ou três dias o chão fica duro como concreto e em tudo começa o processo de morte por falta de água. É um trabalho que requer vigilância e um cuidado regular e sem falta.

            Na realidade o vale onde residimos é por natureza um deserto. A falta de chuvas durante o verão é notória. Sempre passam três ou mais meses em que jamais chove. Este verão caiu uns pingos de chuva em duas ocasiões, mas jamais foi o suficiente para molhar o chão. Mas, com o sistema de represas, canais e tubulações para irrigação, o vale se tornou muito produtivo, e daqui grande parte dos EUA é abastado com verduras, frutos, nozes e todo espécie de hortigranjeiros.

            Pensando neste desafio natural, ponderei a situação espiritual de todos os crentes no mundo. A verdade é que espiritualmente falando habitamos num grande deserto, onde o que sustenta uma vida espiritual não existe. Pessoas tentam saciar sua sede com os prazeres do mundo, que jamais funciona. Elas procuram mais prazeres, prazeres carnais diferentes em uma tentativa de abater esta sede para ter uma vida satisfatória e tranquila. É por isso que a expansão da cultura de drogas lícitas e ilícitas tem crescido assustadoramente, contudo enquanto dá uma falsa sensação de bem estar, aos poucos destrói a saúde, o funcionamento dos órgãos do corpo e normalmente leve a uma morte precoce e sofrida.

            Que pena, pois a água que realmente satisfaz está disponível em quantidade suficiente para abastecer a alma mais sedenta. Davi ainda expressou seu desejo por Deus em Salmos 42:1-2: "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo..."

            Séculos mais tarde Jesus observou o povo reunido para uma grande festa religiosa e bradou em alta voz: "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito..." (João 7:37-39) Venha a Jesus... beba e satisfaça sua alma com algo que nunca lhe deixará sedento novamente e que não destrói, contudo dá vida em abundância.

Philip D. Walmer