>
 

Problemas e Desafios?

 

            É interessante como quase todo mundo pensa que em algum lugar, em alguma fase da vida, ou se conseguir alto poder aquisitivo a vida cessará de apresentará problemas que desafiam a solução. Esta muito sonhada condição de vida não existe. O que disse? Eu disse que não existe tal condição de vida.

            Veja! Quantos atores e atrizes ao conseguir fama, fortunas, casas que são castelos, carros importados luxos e a admiração de literalmente dezenas de milhares de pessoas, acabam viciados nas drogas, pulam de um relacionamento para outro, internam se em clínicas ou gastam fortunas consultando com psicólogos e psiquiatras; sempre sem uma solução definitiva. Eles viajam de lugar em lugar, visitando os lugares mais vistosos do mundo, bronzeiam-se nas areias brancas dos lugares mais exóticos do mundo.

            Mas, sabe de uma coisa? Apesar de tudo isto, todos eles têm problemas e há vezes, problemas terríveis. Eu sei, eles aparecem sorridentes na televisão, com rostos de quem não tem problema algum na vida, como tudo fosse um mar de rosas; contudo este mar está cheio de espinhos que ferem e machucam. Se você pudesse andam nos bastidores das vidas destas pessoas, logo veria como elas não são o que apresentam para o público. Vez por outro a gente fica sabendo das tristezas, da depressão e desespero total que os levam ao suicídio, que deixa por trás muita gente que sofre pelo ato terrível cometido.

            As palavras de Jó vêm da antiguidade para nos alertar que o ser humano jamais escapará dos problemas. "O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação." (Jó 14:1 Cor.) Frequentemente pessoas vêm para Deus pela dor, pois querem escapar do montante de problemas que sofrem no mundo no qual vivem. Mas, não é infrequente que se desviam de Deus e a igreja, pois logo descobrem que até na igreja não existe perfeição e vida sem problemas. Então, o que é que uma pessoa deve fazer?

            É necessário, contudo, que uma pessoa obedeça a Palavra de Deus para poder estabelecer o relacionamento devido para poder desfrutar o melhor que Deus tem para seus filhos. Alguém poderia dizer que o apóstolo Paulo teve uma vida tranquila, sempre de bonança e sem problemas? Absolutamente, não! No entanto ele escreveu no Livro de Filipenses 4:11 o segredo maravilhoso da sua vida: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." Este estado de contentamento não veio naturalmente para ele, pois ele disse claramente que tinha que aprender viver contente. Aí está o segredo... aprender viver contente. Incrível que pareça, é possível pelo poder do Espírito Santo aprender viver contente no estado em que se encontra. João Batista ensinou os saldados em Lucas 3:14 para ficar contentes com seus salários, outros para dar aos necessitados, entre outras instruções; tudo com o intuito de viver uma vida com seus problemas e desafios, mas jamais ao ponto de ficar submersos e dominados por eles.

            Finalizando, jamais devemos esquecer um dispositivo que foi no dado em I Pedro 5:7: "... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." E, além do mais o cristão deve aprender de louvar e adorar a Deus, pois quando ele assim fizer, jamais será dominado por seus problemas e desafios.

Philip D. Walmer