>
 

Carnal x Espiritual

 

Existe na maioria dos seres humanos um desejo de adquirir poder, de ter controle sobre outros seres humanos. A grande maioria dos conflitos sofridos por casais é justamente por causa deste mal carnal que existe no ser humano. Em famílias e famílias estendidas existe o mesmo espírito carnal que fraciona a união que Deus sempre queria para as suas criaturas. A desunião resultado desta atitude é conflito, relacionamentos rompidos, desentendimentos, brigas, e não infrequentemente extrema violência contra pessoas que devem ser amadas.

            A Bíblia, que está sendo cada vez mais rejeitada na sociedade moderna, tem a resposta para estas intrigas desastrosas que destruíam o que deve de ser os melhores relacionamentos do ser humano. Da camada mais baixa da sociedade até as mais altas, e até nas classes de governantes, é possível ver nitidamente o efeito das vidas não regeneradas pelo poder da Palavra de Deus. Apesar de ser o Pólo Norte para orientar relacionamentos, pessoas tendem confiar mais em psicólogos, psiquiatras, entre outros ditos profissionais, e remédios para controlar a natureza humana não regenerada por Deus e o poder da sua Palavra.

            Faz alguns anos que alguém me escreveu para dizer-me: “Estou muito aborrecido!” Eu confesso que não entendi bem a razão desta pessoa escrever tal coisa para mim. Será que foi no intuíto de me ameaçar e fazer-me desdobrar para a vontade dela. Francamente, meu espírito se revoltou com o subentendido, pois me recuso de ser controlado pela ira, o aborrecimento, o ciúme entre outras características da vida alheia, carnal e não regenerada pelo poder de Deus.

            Veremos o que a Bíblia ensina e o que Jesus ensinou pela sua própria vida. Em primeiro lugar, Tiago nos propôs uma pergunta válida acerca da qual devemos refletir se é que queremos relacionamentos melhores em todos os níveis da vida. “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?” (Tiago 4:1) Deus revelou a Tiago a fonte de todas estas guerras e contendas. É que a nossa atitude está errada, não regenerada pelo poder de Deus e sua Palavra. Estamos fartos de egoísmo. Pensamos somente naquilo que é bom para nós, que nos satisfaz, que nos deixa sentir bem. Agindo assim, não pensamos da forma que a Bíblia ensina, nem temos em nossos seres a natureza de Jesus Cristo, cuja vida deve habitar em nós por meio do Espírito Santo. “Porque o próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. Ele não cometeu nenhum pecado, e ninguém ouviu uma mentira dos seus lábios. Quando foi amaldiçoado, não respondeu com maldições. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz.” (I Pedro 2:20-23 TLH) Considere bem o que Jesus disse de Si Mesmo e acerca da sua missão, lembrando que Ele deixou um exemplo para nós seguir: “...tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:28) Note bem que Jesus não veio para que alguém o servisse, para satisfazer apetites carnais, para ser rei ou para reinar, mas, note bem, para servir e para dar! Isto é bem diferente que a atitude que frequentemente parece em nossos relacionamentos. Queremos receber tudo que nos faz sentir bem, que satisfaz nosso egoísmo ou que estimula nossa sensualidade. Existe ainda uma questão acerca das intrigas que há vezes sofremos diariamente?

Muitos reivindicam ter recebido o Espírito Santo e, portanto temos o direito de achar possível colher das suas vidas o fruto que esta experiência deve produzir na vida de quem realmente tem a plenitude deste Espírito Santo no seu íntimo. “Mas o fruto do Espírito é: amor...” (Gálatas 5: 22) Veja mais uma vez a atitude que deve de ser presente na vida de cada um que alega ter recebido o Espírito Santo: “O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quanto alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. (I Coríntios 13:4-7 TLH)

Ninguém tem o direito de se estabelecer com exemplo dos demais, pois todos nós temos as nossas falhas. No entanto, todos devem se comparar com o exemplo de Jesus, pois Ele o único exemplo perfeito. Devemos olhar diariamente no espelho (Tiago 1:22-25) da Palavra de Deus, pois assim seremos transformados na imagem  da pessoa que Deus quer que sejamos.

Philip D. Walmer