>
 

Pálpebras Caídas

              Com o passar dos anos e o avanço da idade, comecei sentir que a minha visão estava comprometida. Fui a uma clínica de olhos e fiz um exame um tanto interessante que constatou um problema de pálpebras caídas. Tendo até dificuldade de dirigir à noite, marquei logo uma cirurgia para corrigir este problema, com um dos melhores profissionais nesta especialidade.

            Após a cirurgia é de muita importância aplicar gelo para impedir no mais possível o inchaço e baixar o inchaço já presente pós cirurgia. Esta aplicação de gelo tem que ocorrer por vinte minutos a cada hora por três a quatro dias. É muito tempo ocioso, porém essencial para uma boa e breve recuperação. Fiquei muito contente com o resultado da cirurgia, pois voltei enxergar normal novamente.

            Infelizmente, a pálpebra do olho direito caiu novamente que necessitou uma nova cirurgia, mas apenas naquele olho. Novamente havia a necessidade de aplicação de gelo a cada hora como receitado, e por quatro vezes ao dia nos quatro dias a seguir e depois duas vezes por dia por seis semanas. Sendo que a pálpebra direita caiu outra vez fui obrigado me submeter a uma terceira cirurgia no dia 7 de agosto. Aí, houve a repetição da rotina que já conhecia muito bem.

            Desde a primeira vez resolvi que não perderia todas essas horas enquanto não podia ter o uso dos meus olhos. Então, determinei aproveitar esse tempo com uma atividade que seria benéfica para meu bem estar espiritual. Deitado de costas na cama, com bolsas de gelo nos olhos e fones de ouvido na cabeça comecei ouvir a leitura da Palavra de Deus. É impossível descrever como esta atividade foi uma bênção para mim. Ao longo do processo de tratamento, ouvi, não apenas alguns versículos ou capítulos, todavia percorri vários livros ao longo do processo de tratamento.

            Poucos dias atrás, estava fazendo o tratamento do modo descrito acima, e ouvia a leitura do Livro de Hebreus. Em certa altura da leitura o escritor do livro descreveu a obra de Jesus na aquisição de nossa salvação. Meu coração começou transbordar de alegria e gratidão. Chorei copiosamente debaixo das bolsas de gelo e orei, agradecendo o Senhor por sua compaixão, amor, graça e misericórdia. Fui grandemente comovido e levado à presença de Deus onde Ele me tocou carinhosamente, enchendo-me novamente com sua presença. Senti amado. Senti mui abençoado. E, senti que tudo estava em dia comigo e Deus e caso Jesus voltasse para arrebatar Sua Igreja, eu estava pronto para subir com todos os santos do Senhor. Que bênção inexplicável!

            Continuei esse exercício espiritual partindo para ler o Livro dos Salmos. O Salmo primeiro inicia o livro com conselhos maravilhosos e edificadores! Segue promessas maravilhosas para nos encorajar a dar mais atenção a Palavra de Deus. Salmo 23 contém uma maravilhosa mensagem em cada versículo. A leitura desse Salmo seria suficiente para a gente deitar e dormir um sono tranquilo.

            Em apenas dois ou três dias cheguei ao Salmo 72. Novamente me ocorreu uma experiência transcendente, pois parece que fui levado às alturas até o trono de Deus e contemplei Sua majestade e glória. Louvei, adorei e engrandeci este Rei da Glória. Ah! Como dormi bem outra vez na tranquilidade da visita com meu Senhor maravilhoso.

Depois cheguei ao Salmo 119. Ah! Que Salmo tremendo! Lendo o versículo 11, Deus começou falar comigo, dizendo que o fracasso do Seu povo, a falta de poder para resistir ao pecado, e a razão porque alguns caem na imoralidade, e outros não resistem a tentação de se assimilar ao mundo perdido é justamente a falta de leitura da Palavra de Deus. Este versículo 11 diz:

 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”

Veja só! O esconder e guardar da Palavra de Deus no íntimo do ser é um poder eficaz para nos livrar dos poderes do inimigo da alma; a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, bem como vencer todo o poder de satanás. Lembra-se da mensagem de Mateus 4:1-11 que relata como o próprio Senhor Jesus Cristo venceu a satanás pelo poder da Palavra, assim deixando-nos exemplo de como também vencer.

Pastores de igrejas tem me comunicado que ficam frustrados na tentativa de induzir seu povo a leitura da Palavra. Parece que para os membros e outros frequentadores, uns poucos versículos de um texto de mensagem lido pelo orador ou um curto estudo bíblico no meio da semana lhes bastam para sobreviver espiritualmente. Tratando nossos corpos dessa forma jamais sobreviveremos, pois com tão poucas refeições para um corpo humano semanalmente, morreríamos em pouco tempo. Da mesma forma não tem como viver espiritualmente com pouco alimento espiritual. Eis a razão por observar tantas pessoas largando a igreja e Deus e voltando para abraçar os “supostos prazeres” do mundo que em nada preparam a alma para participar da vida eterna prometida para os fiéis.

Atualmente enfrentamos desafios à vida espiritual sem precedentes. Parece que em vez de redobrar os esforços espirituais, muitos estão em ponto morto pensando que entrarão na Cidade Celestial por direito a todos. Veja só o que a Palavra de Deus diz com respeito o direito de entrar na Cidade Celestial (Reino dos Céus):

“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11:12)

Esforce-se, irmão/irmã, pois o Reino de Deus é adquirido pelo muito esforço dos que realmente querem a vida eterna na Cidade Celestial.

 

Philip D. Walmer, Pastor