>
 

Fé Sem Fingimento

 

            "... pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti." (II Timóteo 1:5)

            Fingimento = falta de sinceridade ou de correspondência com a verdade; engano, falsidade, hipocrisia; artifício enganoso; invenção; criação fantasiosa; suposição, imaginação.

            No texto devocional, Paulo menciona uma fé sem fingimento que habitava na vida da avó e mãe de Timóteo, a mesma que habitava nele também. A expressão de Paulo era que o fato de Timóteo possuir esta fé dava alegria para Paulo e o fez ansiar vê-lo novamente.

            A definição acima da palavra fingir ou fingimento é muito clara. Em outras palavras a fé sem fingimento seria uma fé sincera, correspondente com a verdade, ausência de engano, falsidade, hipocrisia e etc. Conforme I Coríntios 11:28 o cristão tem a obrigação de examinar a si mesmo. No livro de II Coríntios 13:5 encontramos estas palavras: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé, provai-vos a vós mesmos." Não é o encargo do seu pastor, seus pais, seu cônjuge, professor bíblico ou qualquer outra pessoa examinar você para tentar determinar se você está realmente na fé. Isto é algo que só você para fazer e determinar à luz da Palavra de Deus.

            Infelizmente, há muitas pessoas que são terrivelmente fingidas, e especialmente acerca da sua fé. Ao vê-las no domingo, tudo está certo: a vestimenta é decente, o cabelo tudo certinho, a Bíblia está debaixo do braço, a linguajar é de crente, os hinos e corinhos decorados e cantados com entusiasmo.  Isto é no domingo. Mas o problema é com os outros dias da semana. O problema é o que ocorre em outros ambientes, como no lar, na rua, no comércio e no lugar do emprego. A fé sem fingimento fará com que sejamos a mesma pessoa em todo lugar.

            Eu tenho sido muito desapontado em várias ocasiões de ver pessoas que rótulo de crente aos domingos e em volta de outras pessoas cristãs, mas em outros lugares a história é outra. Em certa ocasião vi um rapaz que supostamente era muito crente, de uma família crente recém chegado a nossa igreja local, que no colégio estava usando gestos obscenos. Fiquei estarrecido. Era provavelmente a primeira vez que eu entendi fé fingida.

            É compreendido que haverá um deslize de comportamento num momento de extrema emoção. No entanto, a vida de um crente cheio do Espírito Santo deve demonstrar um comportamento consistente com a fé que ele alega ter. Paulo poderia falar de você que tem fé sem fingimento? Bem, realmente não importa muito que ele pensa ou diria, mas muito importa a opinião que Deus já sabe de você. O que é que Ele vê em você no seu dia a dia? Ele vê uma fé sem fingimento que não é sujeito ao ambiente onde você se encontra ou Ele vê uma espécie de crente camaleão que muda de cor conforme o ambiente? Examine-se a si mesmo, pois só você e Deus sabem a verdade.

 Versículo do Dia: "Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé." Romanos 1:8 

Pensamento do Dia: "Apesar de não poder O ver, Deus está sempre presente para você!"