>
 

Os Puros De Coração

 

"Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus." (Mateus 5:8)

        A primeira tarefa neste devocional é definir bem-aventurado: Que o aquele que desfruta, nesta vida ou após a morte terrena, das bem-aventuranças. Que ou quem usufrui de um estado de santidade e graça celestial. Bem-aventurança: Estado de profundo bem-estar, felicidade completa ou suprema felicidade.

        Se há uma coisa que o homem procura hoje, é a felicidade. Parece que vale tudo nesta procura, ao ponto de ignorar fortes advertências acerca de atividades e hábitos que fazem mal a saúde ou colocam a vida em risco. Torna-se evidente em alguns casos que não importa encurtar a vida com maus hábitos se estes curtos anos proporcionam a almejada felicidade.

        É triste que o homem insista em procurar a felicidade sempre nos lugares errados. A Bíblia é clara em dizer que bem-aventurança, isto é felicidade completa, há de manar de um coração puro. Hoje se vê pessoas cristãs desculpando comportamentos em desacordo com os ensinamentos da Bíblia, dizendo que Deus não importa com tais coisas, só se importando com o coração. Pode ser de que certa forma esta avaliação é válida.

        No entanto, o que está no coração torna-se evidente em todas as áreas da vida. O homem não tem condições de esconder sempre o conteúdo do seu coração. Veja bem as palavras de Jesus: "Mas o que saí da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem..." (Mateus 15:18-20)

        O comportamento de pessoas faz com que todos conheçam o conteúdo dos seus corações. Torna-se evidente a todos, como o ler de um livro, o que realmente ocupa o coração: o falar, o linguajar, a vestimenta; a preferência de música, literatura, programas de televisão, passa-tempos, e o que é de mais importância no dia a dia. Uma pessoa que deve ter em primeiro lugar uma mente voltada a Deus, mas só conversa de coisas materiais, está longe de ter um coração puro. Ou, alguém que só pensa e conversa acerca de assuntos libidinosos, não alcançou pureza de coração. Se dos homens não é possível esconder o conteúdo do coração, imagine a impossibilidade de esconder de Deus.

        O coração do homem não é um cofre fechado e lacrado, ao qual ele tem acesso exclusivo. Jesus não precisava que alguém lhe falasse acerca do conteúdo do coração do homem, pois já sabia. O que está no coração do homem não é segredo para Deus. Ainda que o homem consiga esconder o conteúdo de outros, Deus já conhece, e baseado neste conhecimento é que Ele julgará o homem.

        É perigoso em relação ao seu destino eterno andar se iludindo que está tudo bem quando não está, quando o coração não está puro. Sendo que o homem não consegue purificar seu próprio coração, é preciso rogar a Deus como Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro..." (Salmos 51:10)

Philip D. Walmer

Pensamento: Quando você pensa que ninguém está ligando, Deus está. Ele engarrafa cada lágrima e recorda cada pensamento triste. Ele está presente para seu pior dia.