>
 

Justiça X Graça

 

            "Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus." (Romanos 3:19)

            Esta manhã, durante as minhas orações matinais, eu me lembrei as palavras de Davi em Salmos 51:3: "... o meu pecado está sempre diante de mim." Acontece que nem sempre é algo recente do qual nós nos lembramos, mas atos do passado que vem assombrar nossa vida espiritual. Pode ser que seja um momento de ira, uma acusação falsa que fez, um ato de idolatria, uma inimizade que deixa crescer no coração, um ciúme, ou outras coisas tais, e nem sempre aparentes aos que estão em volta de você.

Naquele instante eu disse: "Deus, julga-me de acordo com a sua justiça." Eu me lembrei que Deus é justo e só pode julgar justamente. Mas, aí me lembrei que se fosse julgado pela justiça de Deus seria condenado e morto, pois era pecador. "... Não há justo, nem um sequer..." (Romanos 3:10) "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus..." (Romanos 3:23) Por tanto, retifiquei rapidamente o meu pedido, pois eu me lembrei que na realidade era culpado dos pecados, e que não havia meios para eu me justificar diante de Deus. Rapidamente mudei minha oração: "Deus, julga-me de acordo com a sua graça."

            Naquele instante o meu recinto de oração foi visitado com uma tremenda presença do Senhor. Refleti que se Davi sofria dia e noite com a lembrança dos seus delitos, e estes mesmos estavam sempre diante de Deus também. Eis, o nosso terror. Ele está sempre ciente das nossas transgressões. Mas eu me lembrei da promessa de I João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." É nisto que confiamos: uma promessa de Deus. Que alegria toma conta de nossos corações quando apropriamos as promessas de Deus para nossas vidas! Minha alma regozijou-se com a força e cumprimento desta promessa na minha vida.

Sinto uma dor e pesar terrível pelas pessoas que não leiam a Palavra de Deus ou não guardam estas promessas tremendas e poderosas nos seus corações. Falta para eles o conforto, a consolação e certeza por ter seus pecados perdoados. Veja só o seguinte: "... e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (I João 1:7) Este é o agente que precisamos agindo em nosso íntimo.

E você, meu prezado leitor? Você acha que tem condições de ficar diante de Deus com sua justiça? Quer ser julgado pela justiça de Deus, ou pela sua graça? Eu vou me jogar nas mãos de Deus e confiar na sua graça, pois a minha justiça é "como trapo da imundícia." (Isaías 64:6) A minha oração é: "Cobra-me e lava-me Senhor com seu sangue! Não quero ser condenado! Julga-me pela sua graça, pois só assim não serei destruído."

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia:  Deus lava os olhos com lágrimas até que eles possam enxergar a terra onde não há lágrimas.