>
 

Andar Ou Crer

            "Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos em verdade e amor. (II João 4)

            Lemos na Palavra de Deus acerca de fé e obras. Aparentemente houve nos primeiros anos da Igreja, grandes discussões acerca do significado destas duas palavras e se uma é mais importante do que a outra. Evidentemente alguns abraçaram a fé, todavia não mostraram a firmeza de quem possui a fé pelas obras exigidas por Deus, enquanto outros confiavam exclusivamente nas suas obras.

            Tiago, abordando o assunto (Tiago 2:14-26) na sua epístola disse: "Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé... Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:18 e 26)

            Em nosso texto acima, João expressa sua alegria em encontrar os filhos da Igreja andando na verdade. Em outras palavras ele não encontrou apenas pessoas com uma semelhança de crente, com conversa de crente, mas encontrou filhos da Igreja que tinha o andar de crente. Não basta apenas um levantar da mão para aceitar Jesus, mas uma real transformação que faz o andar diário um forte sinal óbvio que nesta vida houve uma transformação de verdade.

            Quando uma pessoa anda na verdade, seus pés não o carregarão para os lugares que ele antes frequentavam. Seus pés convertidos se desviarão dos bares, casas noturnas, cinemas, bailes, e até de lugares frequentados por seus ex-amigos para evitar a tentação de retornar à vida antiga. Pode ser dito daquele que tem o andar de crente que "seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2)

            Andar tem conotação de atividade, de não estar parado, de estar progredindo, de estar indo para frente. Lembramo-nos de uma palavra importante nesta passagem: verdade. Em outras palavras não podemos andar de qualquer maneira, em qualquer lugar, seguir qualquer crença ou ideologia, de nos dar para sermos iludidos por homens gananciosos de poder, autoridade, dinheiro e etc. Para ser sucedido neste andar é necessário andar na verdade. Note bem o uso do artigo definido que deixa claro que existe a verdade e não uma verdade, que deixaria espaço para a existência de outras verdades. A verdade é uma só. "... a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

            Como está o seu andar? Seus pés foram convertidos? Para onde é que eles lhe carregam? Quando você está naquele lugar para onde seus pés lhe carregaram, Jesus pode voltar e lhe encontrar preparado para subir com Ele? Você teria vergonha de ser encontrado no lugar para onde seus pés lhe carregaram? No seu caso, você é crente somente em palavra ou no andar? A fé junto com o andar na verdade, forma um conjunto imbatível. Coloque-se no jugo com estes dois e terá sucesso e salvação.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia:  Exercita-se diariamente - anda com Deus.