>
 

Louvor Ou Adoração?

 

            "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

             Através dos anos percebi que de modo geral as pessoas não sabem diferenciar entre louvor e adoração. Nosso relacionamento com Deus depende de nosso entendimento destas palavras. Segue as definições das duas:

                  Louvor: Manifestação honrosa, reconhecimento de distinção, homenagem, honraria, enaltecimento dos méritos de alguém, apologia, elogio, demonstração de gratidão, agradecimento.

                 Adoração: Veneração, amor excessivo, idolatria por alguém que se considera excepcional, singular e etc., paixão.

                  Adorar: Amar de maneira extrema, apaixonada.

             Pelas definições acima se torna óbvio que há uma diferença entre as duas palavras, e não é correto usar ambas permutadamente. A adoração é algo muito mais profundo do que o simples louvor. Por não entenderem a diferença entre louvor e adoração o relacionamento de muitos crentes não passa de louvor. Eles falam e cantam acerca das obras do Senhor e chegam ao ponto de elogiar a criação Dele, e admirar os milagres que faz. E, não falta até a gratidão por bênçãos recebidas. Mas, o relacionamento não segue adiante até o ponto de adoração, e por isso experiências excepcionais não se realizam. A perda é grande!

              Por volta da época da páscoa muitos falam da paixão de Cristo. Meditando nisto, perguntei para mim mesmo qual foi a paixão de Cristo. Aí veio a resposta diretamente de Deus: "Foi você!" Eu? Sim! Entendi que Cristo se apaixonou por mim. Chorei e experimentei mais uma vez uma profunda paixão pelo meu Jesus, e eu O adorei. Pensei no versículo acima e pedi a Deus para fazer de mim um verdadeiro adorador. Expressei que quero sempre passar de mero, sim mero, louvador para adorador de verdade.

             Meu irmão, se você não passou do estágio de louvor para adoração, está perdendo as melhores experiências da sua vida espiritual. E, quando você uma vez experimenta o efeito de ser adorador, quererá sempre andar naquela região celestial. Nunca ficará satisfeito com algo menos de que numa figura abraçar os pés de Jesus por meio da adoração e sentir seu toque.

              Você precisa ficar apaixonado com Cristo. Ele morreu por você. Entendeu? Ele sofreu e deu sua vida para que você não precisasse morrer por seus próprios pecados. Só isto é razão suficiente para qualquer um se apaixonar com Ele. Quando você ora, começa com louvor, mas deixa seus louvores abrir o caminho para adoração. Não apenas louva a Deus por suas obras, mas expressa seu amor por Ele, sua gratidão profunda pela salvação que providenciou. Reconhece sua beleza, a beleza do seu nome, "Jesus". Com tempo e prática aprenderá o caminho para esta experiência maravilhosa que lhe transladará além da oração rotineira e superficial. Com esta nova dimensão você explorará as profundezas de um novo relacionamento com Deus. Creio que muitos que se desviaram dos caminhos de Deus o fizeram por nunca sentir apaixonados por Jesus. Experimente hoje e não desista se não der certo imediatamente, pois com prática dará! Deus lhe espera!

Philip D. Walmer

 Pensamento do Dia: As pessoas não estão realmente adorando, mas meramente reagindo, se o pastor ou dirigente do culto precisa as sempre incentivar e encorajar para fazê-lo.