>
 

Mantém O Padrão

            "Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus." (II Timóteo 1:13)

            Eu acho... minha igreja ensina diferente... ouvi num programa de rádio... alguém me visitou e disse assim e assim... vi na televisão... E assim vai as histórias de pessoas que não sabem o que crêem, não entende o que lêem da Palavra de Deus e de modo geral anda desinformadas, iludidas, e com a fé depositada em algo do qual não têm certeza, por não conhecer bem a Palavra de Deus. Paulo escreveu para seu filho na fé, Timóteo, as palavras acima, e também na mesma carta, capítulo três e versículo quinze estas palavras: "... E, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus."

            Amigo leitor, é imprescindível que você pessoalmente conheça bem a Palavra de Deus. Paulo ordenou a cada leitor da sua carta para manter o padrão dos ensinamentos que recebeu diretamente dele. Pergunta: Como é que alguém vai manter e guardar aquilo que não conhece? Podemos confiar nos ensinamentos de Paulo, pois conforme seu testemunho, não foi instruído por homens, mas diretamente por Deus durante os anos que passou estudando as sagradas letras sob a unção do Espírito Santo afastado dos demais religiosos da época.

            Em outra passagem Paulo admoestou para lembrar-se de quem aprendeu as doutrinas. Neste mundo onde há tantas vozes clamando tantas coisas diferentes, é bom que cada discípulo de Jesus analise bem de quem está aprendendo os rudimentos da fé. Cada pessoa tem o dever, sim, o dever de ler e estudar a Bíblia por conta própria. Paulo chegou à Beréia pregando o evangelho, mas, "examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." (Atos 17:11) Nosso dever é verificar tudo pela Palavra de Deus. Paulo nunca se aborreceu por ter estas pessoas verificando suas mensagens, pois pregava a verdade. De fato disse aos tessalonicenses: "... julgai todas as coisas, retende o que é bom..." (I Tessalonicenses 5:21) Se alguém se aborrece por que você verifica a pregação, é para desconfiar, pois provavelmente tem o que esconder. Se aquele instrutor que ouve não usa copiosamente as Sagradas Escrituras, desconfia, pois alguns usam um versículo para iniciar uma mensagem para dar legitimidade e depois expõe apenas doutrinas e idéias próprias. Estas iludem e não salvam.

            O ministro, o obreiro, ou a testemunha precisa seguir as instruções da Palavra de Deus. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15) Quem usa a Palavra deve assim fazer para ser aprovado por Deus. Deve poder manejar bem (não de qualquer jeito e não por vantagem própria). Deve lembrar que a Palavra é a verdade e não pode ser usada de qualquer forma.

            Leia-a! Estude-a! Conheça-a! Mantenha-a! Se assim fizer, ela lhe salvará!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não mudamos a mensagem de Deus - sua mensagem nos muda.