>
 

Deixar?

            "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito." (I Samuel 12:23)

            O cenário do texto acima é o momento quando Samuel estava entregando o seu cargo de sumo sacerdote, profeta e juiz em Israel. Ele foi selecionado por Deus desde sua concepção para assumir este cargo, pois seu antecessor foi um fracasso total em relação à criação dos seus filhos para servir ao Senhor. Mais triste ainda é o fato, que apesar do péssimo exemplo do antecessor, Samuel não cumprir melhor seu encargo.

            Durante as minhas orações matinais hoje, Deus me falou mais uma vez deste versículo e me instruiu novamente com respeito a minha responsabilidade de orar principalmente em prol da minha família. Deus ainda me impressionou acerca das numerosas famílias de pessoas cristãs que têm filhos os quais jamais serviam ao Senhor, ou que se desviaram dos caminhos de vida eterna. O mais preocupante é o aparente desleixo da parte dos pais em relação às condições espirituais dos filhos.

            É interessante notar a diferença entre Eli, Samuel e Jó. Pouco ou nada é falado acerca de qualquer ação da parte deles em prol dos seus filhos. No entanto, no caso de Jó, é mencionado de como ele oferecia sacrifícios diariamente em prol dos filhos. Em seguida todos os filhos de Jó morreram, mas partiram com a cobertura dos sacrifícios do seu pai. Não sabemos se estes sacrifícios foram o suficiente para salvá-los, mas uma coisa é certa, Jó não precisava conviver com remorso, pois fez o melhor por eles.

            É de lamentar profundamente, mas há muitos filhos de crentes que partirão sem Deus, mas sem nenhuma cobertura das orações dos pais. Pelos anos do meu ministério notei a atuação de pessoas nos cultos ou momentos de oração na igreja. Mulheres com esposos e filhos longe de Deus parecem nem ligar com este fato e permanecem apenas cinco a dez minutos no altar. Graças a Deus que meus filhos estão atualmente na igreja servindo a Deus, bem como os netos (uma neta de apenas sete anos recém se batizou por sentir sua necessidade). Apesar destes fatos maravilhosos, uma hora de oração em prol da minha família parece pouco. Incluo meus irmãos e sobrinhos, mencionando todos por nome, pedindo e rogando pela salvação deles. O tempo voa enquanto intercedo por desviados, amigos, colegas do ministério e seus familiares. Quando começo, parece que a lista de pessoas necessitadas da minha intercessão é interminável.

            Qual é o motivo disto todo? O motivo se acha no texto de hoje. Não quero pecar contra Deus e contra estes que amo, deixando de orar por eles. Você tem familiar e amigos que necessita da sua oração? Alguns não têm quem intercede pela sua salvação. Interceda por eles e ainda que eles não venham a servir a Deus, você não será obrigado conviver com remorso por não ter feito seu melhor! Não deixa de orar e interceder!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se houvesse mais agradecimento pelas orações respondidas, haveria mais orações respondidas pelas quais agradecer."