>
 

Para Onde Você Está Olhando?

            Muito pode ser determinado acerca das pessoas por perceber para onde elas estão olhando, para aquilo que estão lendo, para o que assistem na televisão ou para a seleção das músicas que escutam. Ainda que a pessoa procura esconder estas escolhas da vida, cedo ou tarde a verdade será revelada.

            O primeiro pecado do homem começou quando Eva olhou para o fruto proibido, cobiçou, tomou, deu para Adão e assim o pecado caiu sobre toda a raça humana.

            Não era para Abraão levar alguém com ele para a terra prometida de Canaã, mas levou. Deixou alguns em Harã, mas Ló e sua família o acompanhou para Canaã. A terra ficou pequena para os rebanhos dos dois e Abraão deixou Ló escolher onde queria ficar. Movido pela ganância olhou para campina bem regada do Jordão e a escolheu para sua ruína, pois lá tinha cidades entregues a toda espécie de maldade e pecado.

            A esposa de Ló estava saindo das cidades condenadas à destruição, meio arrastada pelos anjos, mas estava saindo. A família toda foi advertida para não olhar para trás, mas o estrondo da destruição foi demais, e sabendo que tudo que ela valorizava estava sendo perdido, não resistiu e olhou mais uma vez para aquilo que significou tudo para ela. Virou, olhou e perdeu mais do que os valores terrestres, pois perdeu a vida e a alma ao ser transformada em um memorial de sal.

            Sansão olhou para a mulher com a qual era proibido casar, se entregou a cobiça e finalmente depois de muito brincar com o anátema, perdeu sua força, foi preso, perdeu suas vistas, foi usado como animal num moinho, e apesar da última grande vitória sobre seus inimigos, morreu junto deles. Pode ser que você não perde as vistas físicas por olhar ao proibido, mas no mínimo perderá as vistas espirituais.

            Acã viu uma boa capa, prata e ouro entre os despojos de Jericó, cobiçou, desobedeceu, levou, escondeu dos olhos humanos, mas não dos olhos do Senhor. Pagou com sua vida e com a vida de todos os seus familiares. Quantos têm feito a mesma coisa e condenaram suas famílias a condenação. Tudo começou com o olhar.

            Davi, como comandante do exército, devia ter ido para a guerra, mas ficou em casa, viu uma mulher muita bonita e entregou-se à cobiça. Como resultado não só tomou a mulher do outro, mas foi o mandante da morte do seu esposo. Mas não foi só o homem, mas a criança gerada também morreu e Davi e a nação pagaram caro por seu pecado. Ninguém peca sozinho! Tudo começou com o olhar.

            Pedro no meio do mar olhou à tempestade e começou afundar, mas pediu socorro e foi salvo por Jesus. Aqui vai um conselho maravilhoso: "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..." (Hebreus 12:2) Meu amigo, sua salvação é garantida enquanto olha firmemente para Jesus. Não se distrai olhando para o mundo de prazeres!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O princípio é que aquilo que acontece em nossas mentes terá sua eventual expressão em nossas ações.