>
 

Em Quem VocĂȘ Pensa?

            "... tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:28)

            "... e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Marcos 10:44-45)

            Os versículos acima se referem a Jesus, mas o intuito deste devocional é mostrar que o espírito Dele se apegou na igreja primitiva, e que os discípulos andavam verdadeiramente nas pegadas de Jesus, cumprindo, não somente suas ordenanças verbais, mas também seguiam o exemplo que deixou.

            Em Lucas 7:44, Jesus ceava na casa de um fariseu pelo nome de Simão. Simão não obedeceu ao protocolo da época por não lavar os pés dos seus hospedes nem colocou um servo a disposição deles para fazer este serviço. Mas, uma mulher, considerada de baixa reputação, lavou os pés de Jesus com suas lágrimas, os secou com seus cabelos e não parou de os beijar. Sua atitude de humildade foi louvada, enquanto Simão sentiu o castigo nas palavras de Jesus. Jesus honrou a humildade e atitude de serva da parte da mulher, enquanto rejeitou o orgulho de Simão.

            Pedro aprendeu que até o mais alto líder deve se curvar em humildade e lavar os pés dos que ele considera de posição inferior, quando Jesus passou a lavar os pés de todos os seus discípulos, inclusive dos de Judas, o traidor. (João 13:8) Após seu discurso acerca da humildade, Jesus disse: "Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes." (v. 17) Jesus não estava pensando em Si Mesmo, mas nos outros, aos quais quis passar uma lição de grande valor.

            Em Romanos 1:14, Paulo expressou sua condição de devedor a todos que não conhecem a Cristo e Sua Salvação. Em quem você pensa? È somente no seu bem estar, no seu conforto, na sua fama, na sua posição? Ou é de se humilhar, tomar a posição de servo para servir aos outros e os conduzir a salvação? Paulo sofreu, padeceu, morreu e ressuscitou, foi encarcerado, mas estava pronto para enfrentar mais para servir aos outros e os mostrar o único caminho para vida eterna. Você está olhando para os outros como Jesus, Paulo, Pedro, Tiago... e a lista continua infinita dos que deixaram o exemplo correto para a igreja do século vinte um; um exemplo de sempre considerar outros em primeiro lugar.

            Na igreja do primeiro século nenhuma viúva podia ser aceita como mulher fiel a não ser que servisse, inclusive no lavar dos pés dos santos.

            Não pensam que Deus não nota sua atitude e trabalho: "Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos." (Hebreus 6:10) Confia no galardoador, segue o exemplo Dele, considera os outros, e será recompensado.

Philip D. Walmer

 Pensamento do Dia: Minha presença não pode transformar ninguém, mas a presença de Deus em mim pode fazer a obra.  Philip D. Walmer