>
 

Cicatrizes Que Não Saram

 

            "Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar: por que pois me chamareis de Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo poderoso me tem afligido tanto." (Rute 1:21 Versão Corrigida)

            Faz alguns anos que assisti a passagem para glória de um irmão muito querido. Amei muito este irmão e nunca esquecerei a morte muito sofrida dele por câncer de esôfago. Fui muito curioso acerca deste câncer, pois o irmão servia a Deus por muitos anos, portanto não bebia nem fumava. Perguntei para o médico e ele me explicou que durante o tempo em que ele bebia (antes de conhecer o Senhor) uma lesão se criou no esôfago dele que nunca sarou e se tornou canceroso de um tipo que se desenvolve devagar. Foi uma ferida que nunca sarou.

            Na história de nosso texto, Noemi saiu de Belém, que significa casa de pão, junto com seu esposo e os dois filhos deles para uma terra de pagãos onde eventualmente morreu seu esposo e seus dois filhos jovens, mas já casados. Não tendo como se sustentar resolveu retornar para sua terra natal. Chegando lá ela foi saudada por suas conterrâneas que a chamaram por seu nome, Noemi.

            Noemi, que quer dizer "meu deleite", replicou que por causa das suas muitas aflições preferia ser chamada de Mara, que quer dizer "amargo". Ela perdeu tudo que era precioso para ela. Saiu da casa de pão para buscar algo melhor entre os pagãos, e só encontrou morte, tristeza, e amargura. Os sonhos de plenitude, riquezas, bons tempos, felicidade acabaram no maior pesadelo imaginável. Ela mesma confessou que voltou pobre e vazia.

            É impressionante como alguns crentes pensam que estão perdendo algo por não estarem no excitante mundo de festas, danças, drogas, bebedeiras, sexo ilícito e desprotegido entre outras coisas. Pensam, obviamente que quando querem, podem voltar para a igreja e tudo vai continuar como antes, mas não imaginam como ficarão cicatrizadas. As noites de farra, as bebidas, o fumo, o sexo ilícito e desprotegido que transmitiram doenças que há vezes não tem cura, deixam cicatrizes que jamais sararão. Perdem a virgindade, e falo dos moços como também das moças, e frequentemente tem que lidar com uma gravidez indesejada ou um filho fora de casamento.

            O crente jamais se desviará da igreja e voltar para gozar a plenitude de Deus outra vez. Sempre terá de lidar com as cicatrizes de remorso. Sua mente ficará cicatrizada com as lembranças dos atos ilícitos que cometeu. Conheço casos onde as pessoas foram presas, e passaram algum tempo encarceradas, e ao sair enfrentaram os problemas de emprego e etc. Houve casos onde o desviado nunca mais voltou e acabou morto longe de Deus e a salvação.

            Não cite o exemplo do filho pródigo para tentar se desculpar, pois é necessário lembrar que ele gastou e perdeu toda a sua herança. Foi recolhido com amor para a casa do pai como filho, mas perdeu tudo e teve que viver com a cicatriz. Não paga a pena se desviar, pois as consequências são terríveis e irreversíveis.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Ser feliz não significa que tudo é perfeito. Significa que você decidiu olhar  além das imperfeições.