>
 

O Pote De Iogurte

            Joaquina foi criada muito pobre, mas devido a um espírito excelente foi privilegiada para casar com um moço da capital, bem empregado e bem remunerado. A vida da capital era nova para ela, e levou algum tempo para ela começar de adaptar-se as coisas novas disponíveis para ela agora como moradora da capital. Uma das novidades era a abundância de coisas disponíveis nos supermercados. Não demorou muito para descobrir o iogurte. Primeiramente foram os potes pequenos, mas gostou tanto, bem com seu esposo, que resolveram comprar os potes maiores.

            Numa destas compras o pote chamou a atenção de Joaquina pela sua beleza. Era tão bonitinho que ela o levou para casa, limpou, encerou e poliu e o colocou, conteúdo e tudo na mesa como decoração. Fez até uma capa bonitinha de crochê. Serviu de decoração na mesa por mais ou menos uma semana quando ela começou notar que a tampa estava um pouco levantada, mas não ligou. Mas um dia eles se levantaram de manhã para sair ou trabalho e notou um cheiro muito desagradável na casa. Eles começaram andar de peça em peça para tentar descobrir donde vinha o mau cheiro. Finalmente determinaram que o cheiro vinha da sala de jantar. Ao olhar para mesa, viram que tinham uma coisa branca e gosmenta em volta do pote de iogurte. Que coisa horrível e fedorenta saia de dentro daquele pote. Tudo apodreceu, fermentou e criou tanta pressão que estourou a tampa e derramou um produto totalmente intragável em cima da mesa novinha.

            Sei que você acha a história um tanto engraçada, e provavelmente nem pode imaginar alguém sendo tão ingênuo de fazer algo assim. Mas, isto faz me refletir acerca das pessoas hoje em dia que estão dando tanta atenção para o que deve de ser um vaso do Espírito Santo que esquecem de dar atenção ao que está no lado de dentro. O exterior é maquiado, penteado, alisado, perfumado, decorado e tudo mais, enquanto o interior é totalmente ignorado.

            De repente lá de dentro da pessoa começa sair tanto podridão: ira, ciúmes, ódio, vingança, ressentimentos, que alguns começam perguntar: "Ó, meu Deus, donde vem tudo isto?" É que o exterior foi muito bem cuidado, mas a alma, o ser interior foi esquecido. Horas de cada mês são gastos para embelezar o exterior, mas tempo não há para embelezar o espírito com oração na presença de Deus. Não há tempo para ler sequer um versículo da Palavra de Deus.

            Assim, que a carnalidade natural do ser humano começar apodrecer e fermentar até que tudo não pode mais ser contido dentro e aí vem o estouro e a demonstração de tudo que está no interior. Que foi que Jesus disse? Parece que foi algo assim; "... não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem." (Mateus 15:11) Cuidado, meu irmão. Ninguém compra o iogurte pela beleza do pote, mas pela coisa gostosa no lado de dentro. A beleza do seu exterior tem pouco valor, mas o seu espírito pode alimentar muitas almas famintas.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez.