>
 

Remove Acã

            Ao longo dos anos do meu ministério tenho visto muitos cristãos começarem sua caminhada com o Senhor com grandes vitórias, alegria, e fé de que daquele dia em diante será vitória após vitória. A realidade é que nenhuma vida cristã é composta totalmente de vitória, pois somos de carne, e portanto sujeitos às paixões da mesma. Em Gênesis 4:7, Caim recebeu uma mensagem muito clara, que ele era o responsável para vencer as paixões da sua carne.

            Muitos cristãos pensam que as vitórias virão como consequência do seu arrependimento, e adesão aos demais ensinamentos da Palavra. No entanto, a Bìblia é mais do que clara que a vida que Cristo nos proporcionou não vem sem um preço, que é as lutas que teremos de lutar constantemente. A Terra Prometida dos Israelitas não é sombra do Céu e a vida eterna que teremos com Deus, todavia é um tipo da vida cristã onde há lutas e mais lutas para conquistar novas terras espirituais. O problema que ocorre frequentemente é o que é ilustrado por um homem chamado Acã.

            Israel teve uma grande vitória sobre a cidade de Jericó. Todos estavam eufóricos, e com muito auto-confiança, portanto mandaram apenas uma pequena parte do exército contra a cidade de Aí. Apesar da cidade ser pouco fortificada e com um número inexpressivo de guerreiros, os Israelitas foram redondamente derrotados. Foi uma grande e expressiva derrota que deixou todos com desânimo, que disseminou uma nova incredulidade com respeito a promessa de Deus em relação a conquista da Terra Prometida.

            Josué, um líder espiritual, fez a coisa certa. Consultou com Deus. Ele sabia que haveria uma explicação plausível por esta derrota esmagadora. Nas suas orações, Deus o revelou que havia pecado no meio do povo. A história toda pode ser lida em Josué capítulo sete. Há algo de grande valor para cada crente aprender desta história.

            Deus revelou o pecado, apontou a tribo, indicou a família e mais especificamente o homem culpado. Não será como em outras ocasiões onde a terra engoliu os pecadores, e o fogo consumiu os malfeitores. Agora, o povo terá de executar a ordem de Deus e fazer este homem e sua família desaparecer de entre os demais. Foi horrível para os Israelitas apedrajarem este homem amigo e seus familiares, colocando todos eles, inclusive seus bens debaixo de um memorial de pedras.

            Acontece em tempos atuais que Deus revela o pecado na vida de uma pessoa a ela mesma, mas ela não tem a coragem de eliminar o mesmo da sua vida. Resultado? Derrota espiritual! Há vezes quando Deus revela um pecado dentro de uma congregação ou dentro da administração de uma igreja ou organização, mas os demais componentes não têm a coragem de eliminá-lo na pessoa do infrator, deixando o pecado infectar todos, proporcionando derrotas espirituais e impedindo a chegada de vitória e avivamento. Ore para que Deus revele o pecado, mas se apronta para remover o Acã. Não me refiro necessariamente à pessoa, mas ao pecado que está nela. Quer avivamento? Remove, então, o Acã da sua vida!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia:  "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..."(I Coríntios 11:28)