>
 

Chegar

            "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." (Tiago 4:8)

            O primeiro verbo em nosso texto se encontrar na forma imperativa afirmativa, ou em outras palavras em forma de uma ordem. É mais do que um simples convite, mas algo ao qual devemos dar nossa atenção. Em nosso relacionamento com Deus há regras que devem ser obedecidas, e é Deus que dita estas regras. Deus não é um mero Office boy que pode ser comandado quando quiser, quando tiver uma necessidade ou quando alguma necessidade pessoal aperta.

            Uma coisa que deve ser lembrada sempre é que no relacionamento com Deus a primeira ação obrigatoriamente é iniciada pelo indivíduo que Dele quer alguma coisa. Em II Crônicas 7:14 lemos o seguinte: "... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." Nota que antes de Deus prometer de fazer algo, o povo Dele precisa: orar, buscar a Ele, e se converter dos seus maus caminhos. Depois disto o povo pode contar com o poder de Deus agindo em favor deles.

            Ana queria ardentemente poder dar um filho homem para seu esposo. Acompanhava ele anualmente às celebrações religiosas, oferecia seus sacrifícios, mas no ano em que ficou desesperada, e buscou ao Senhor com pranto, com choro, com coração quebrantado e se fez como uma tola na presença do Senhor foi atendida. Parece que na mente dela naquele ano era tudo ou nada. O desejo dela reinava totalmente soberano no seu coração.

            É possível que você assista regularmente nos cultos, paga seus dízimos, dá suas ofertas, faz suas orações normalmente, entrega seus sacrifícios de louvor, mas não recebe as respostas das suas orações. Quem sabe é porque o desespero e todas as emoções que o acompanha não têm chegado ainda até a presença de Deus.

Talvez seja a salvação de familiares que pesa no seu coração. Pode ser que você menciona com frequência os nomes destes diante de Deus. No entanto, se este desejo não tem lhe levado ao desespero de Ana, ao quebrantamento, ao choro descontrolado, à angústia de coração, ou ao ponto onde os trabalhos rotineiros, o comer e beber estejam secundários ao recebimento da resposta que almeja, é provável que não a receba.

"Chegai-vos a Deus!" Não é fácil, não. Este chegar requer esforço, sacrifício pessoal, o negar de si mesmo, e quem sabe, muito mais conforme as condições de quem pede. Há um preço para pagar. Deus quer operar com todo seu poder na sua vida, mas há certas regras das quais Ele não abrirá mão. Uma destas é que você precisa, pelo menos, começar chegar a Ele. Chegar da forma que O agrada, com humildade, quebrantamento, choro, sinceridade, e de coração realmente voltado a Ele.

"Quero chegar aos teus rios, Senhor." Quer mesmo? Começa caminhar e chegará.

            Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Habita perto de Deus, e assim todas as coisas aparecerão pequenas para você em comparação às realidades eternas. Robert Murray M'Cheyne