>
 

Afligir...

            "Purificai as mãos... limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza." (Tiago 4:8-9)

            O pensamento mais longe da maioria hoje é de se afligir. Todo mundo quer festa, alegria, gozo, e qualquer coisa menos aflição e tristeza. No entanto a aflição na vida de um crente é um bem de valor, algo benéfico. Os ouvintes no Dia de Pentecostes sentiam afligidos, compungidos de coração, pois foram obrigados de encarar seus pecados. Isto resultou no seu arrependimento e seu acréscimo a Igreja do Senhor.

            Como foi mostrado em um devocional anterior, Tiago advertiu seus ouvintes para chegar a Deus. Elaborou que isto pode ser feito por purificar as mãos do mau que elas cometiam, limpar os corações, pois deles procedem o mal que contamina o homem. (Mateus 15:11) Ele ainda disse aconselhável converter o riso em pranto. A Bíblia adverte ao excesso de celebrações, festas e coisas tais, fazendo nos lembrar que assim era nos dias que precederam o dilúvio: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24:37-39) Aconteceu que aquele povo estava tão empolgado com casamentos, festas, comida, bebida, que não perceberam até era tarde demais e o juízo de Deus recaiu sobre eles. Assim, diz a Bíblia, será a vinda do Senhor para receber sua Igreja. Note a advertência de Lucas 21:34-35: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra."

            Em Levítico 23:27 Deus ordenou o povo para afligirem suas almas. No decorrer da história descobrimos com tristeza que Israel foi uma nação sempre desobediente a Deus. Por esta razão Deus foi obrigado a afligir para que aprendesse a dar ouvidos aos mandamentos Dele.

            Muitos crentes não entendem por que são severamente afligidos (corrigidos) pelo Senhor, todavia é pela mesma razão. Hebreus 12:6 ensina: "porque o Senhor corrige a quem ama." Entende, então, que se não afligir a si mesmo, Deus encarrega Si mesmo desta obra, pois lhe ama e quer lhe salvar. Cuidado, pois a aflição do Senhor é bem mais penosa que você aplica a si mesmo num dia de jejum e oração.

Qual é o resumo de tudo isto? Que é melhor viver afligido, triste com os acontecimentos do mundo, com o pecado e devassidão dele, e procurar purificar as mãos, limpar os corações e de modo geral se preparar e viver preparado para o arrebatamento da Igreja, do que gozar os supostos prazeres desta vida.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "O dia que você toma responsabilidade completa por si mesma, o dia que cessa de oferecer escusas, será o dia que começa subir ao topo." (O. J. Simpson)