>
 

Ensine-nos...

 

            "Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas." (Salmos 25:4)

            No livro de Salmos descobrimos várias passagens que imploram para Deus ensinar o caminho certo. Davi, principalmente depois de cometer seus mui conhecidos pecados, entendeu que ele necessitava ainda mais instruções acerca dos caminhos do Senhor. Anos depois Salomão seu filho escreveu: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Provérbios 14:12) Davi aprendeu pelo castigo de Deus o resultado da desobediência, e assim rogou para ser ensinado.  É absolutamente correto pedir para Deus ensinar Seus caminhos, pois Seus caminhos são os de vida, felicidade, esperança e vida eterna.

            No entanto, há algo mais que precisamos possuir, e isto é um espírito ensinável. O que é isto, você pergunta? É um espírito que pode ser ensinado, uma atitude que aprecia o ensinamento, e a vontade de seguir o ensinamento correto. Não adianta Deus ensinar, aliás, tentar ensinar, a não ser que quem necessita o ensinamento esteja com atitude de aceitá-lo. Percorrendo as páginas das Sagradas Escrituras, descobrimos pessoas que tinham um espírito ensinável, enquanto descobrimos outras obstinadas que insistiram em andar de acordo com seus desejos. O fim destes últimos é sempre o mesmo, e nada a ser desejado.

            Impressionante é de se lembrar de pessoas como Judas. Ele ouvia os mesmos ensinamentos dos outros discípulos, mas apesar de parecer de estar aprendendo, estava maquinando de como ele poderia tirar lucro deste negócio para ele. Aprendeu, mas tarde demais. Enquanto João Marcos andou com Paulo não mostrou uma atitude correta, e Paulo o afastou. No entanto João Marcos aprendeu com Barnabé e mais tarde Paulo pediu para Barnabé o trazer, pois agora estava apto para o ministério. Demos, outro que ouvia o ensinamento dos demais apóstolos e líderes eclesiásticos, resolveu abandonar tudo para seguir seu próprio caminho. Nunca mais se lê algo acerca dele.

Quando a pessoa tem um espírito ensinável, não somente aprenderá como colocará em prática o que aprendeu. Veja só o espírito de Davi: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade..." (Salmos 86:11) Não é uma questão de apenas ouvir algo de ensinamento correto, mas ao mesmo tempo ter vontade de pôr em prática aquilo que ouvia. É lícito dizer que o praticar de algo é o sinal de que a aprendizagem ocorreu. O mero ouvir não é prova de aprendizagem. É no praticar que se prova que tem espírito ensinável e que de fato aprendeu.

Para o pregador da Palavra de Deus é triste orar, jejuar, receber instruções de Deus, ensinar a Palavra exatamente como Ela é, pregar sob uma unção do Espírito Santo, ver Deus mover e comover o povo, para depois ver que muitos não têm a mínima intenção de pôr em prática o que Deus transmitiu para a Igreja por intermédio do Seu servo. Assim foi com os profetas de Deus da antiguidade, assim é com o povo hoje. Cada um precisa decidir se há de ter uma cerviz dura, ou um espírito manso e ensinável. "... ensina-me os teus decretos. (Salmos 119:26)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A preguiça anda tão devagar que a miséria facilmente a alcança. Benjamin Franklin