>
 

Um Pedido Simples

            "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)

            Quando Deus acabou de criar tudo, no seu divino conhecimento e sabedoria disse: "... é muito bom." (Gênesis 1:31) Sem dúvida era muito bom mesmo, pois tudo que Deus faz é perfeito. Provavelmente tudo era tão bom, tão lindo, e tão maravilhoso que se torna impossível imaginar. Depois Deus criou o homem, e vendo que não era bom para o homem viver só, criou a mulher. Criados pelo plano perfeito de Deus este casal era nota dez em tudo. Depois de fazer tudo desta maneira perfeita, Deus precisava um lugar especial para este casal. Não bastava a criação geral de Deus, portanto: "... plantou o Senhor Deus um jardim no éden..." (Gênesis 1:8) Imagine! Apesar de Deus criou tudo com perfeição, ao ponto de dizer que "... era muito bom...", Ele queria um lugar especial para colocar este casal. Eis o tenro cuidado de Deus com o homem e mulher que criou. Que amor! Que prestígio!

            Não pode entrar na imaginação do homem de hoje a beleza daquele jardim. Tenta imaginar os frutos suculentos que ficaram pendurados nas árvores, e é claro que nada apodrecia, pois esta maldição só veio com o pecado. Eles não tinham que fazer para comer. Não precisava cozinhar, pôr a mesa, limpar a mesa, lavar a louça e etc. Era só pegar o fruto e comer a vontade. Mas, sempre tem um "porém". E, tinha um "porém" nesta liberdade toda. Havia no meio do jardim uma só árvore da qual eles não podiam comer. Uma só!  Não come o fruto daquele único pé de fruta! Havia uma variedade incrível de fruta. Tinha abundância, suficiente e de sobra. Não come, portanto, daquela única árvore. Foi um pedido simples.

            Mas, Satanás, com toda sua astúcia chamou a atenção de Eva para a árvore, e ela, olhando, cobiçou, apanhou a fruta, comeu e deu para seu esposo. Assim, entrou a desobediência e o pecado no mundo. Tanto eles, quanto a nós, têm que sofrer as consequências daquela desobediência. Eu sei que você gostaria de poder apedrejar aquele casal por seu ato, que trouxe tanto sofrimento para o homem. Está com raiva deles, não? E, você tem razão, toda razão! Ah! Gostou que eu lhe desse razão, não é? Mas, permita que eu lhe faça uma pergunta?

            Se você estivesse no jardim será que teria feito melhor? Você teria tido a força para vencer a tentação? Cuidado! Responda com honestidade! Será que você não se lembra das muitas vezes que cedeu à tentação; tomou o proibido, desobedeceu a Deus, manifestou as obras da carne, desagradou a Deus com sua atitude, redondamente falhou. Como Deus fez um pedido simples para Adão e Eva, Deus o faz para nós: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo." (I João 2:15) É um pedido simples, não é? Então...

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O maior dom que podemos dar aos outros é um bom exemplo.