>
 

Tecem Teias de Aranha

 

          "Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora. As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniqüidade, obra de violência há nas suas mãos." (Isaías 59:5-6)

          Olhe para a teia de aranha, e considere-a ser uma imagem muito boa da religião do hipócrita. Antes de tudo, uma teia de aranha é destinada para pegar sua presa. A aranha engorda-se de moscas, assim como fariseus tomam as moscas do costume, reputação, elogio, e promoção de si mesmos em suas redes.

          Uma teia é um trabalho maravilhoso de habilidade, e não é igualmente surpreendente uma religião do hipócrita? Como ele pode fazer uma mentira grosseira ter o aspecto de uma verdade? Como é que ele pode fazer o seu "estilo de vida de lantejoula" aparentar ter o valor de ouro?

         Uma teia de aranha vem de dentro do âmago da aranha. A abelha colhe sua cera das flores, mas a aranha produz o que ela precisa de dentro. É assim que os hipócritas encontram sua confiança e esperança dentro de si; sua âncora foi forjada em sua própria bigorna, e eles lançam a fundação para sua própria casa, desdenhando de ser devedores à graça soberana de Deus.

          Mas, uma teia de aranha é muito frágil. Ela é curiosamente manufaturada, mas não duradoramente forte. É inferior à vassoura da faxineira, ou cajado do viajante. Não precisa muita força de sopro para despedaçar a esperança do hipócrita; um mero soprinho de vento o fará. Teias de hipocrisia descerão rapidamente quando a limpeza de julgamento começar.

          Isto faz nos lembrar de mais um pensamento, e esse é que tais teias são insuportáveis na casa do Senhor. Ele fará com que essas, e aqueles quem as fiam, são destruídas para sempre. Ó minha alma, descansa em algo melhor que uma teia de aranha; faz do Senhor Jesus o seu esconderijo eterno.

Pensamento do Dia: "Conhecer outros é inteligência; conhecer a si mesmo é sabedoria verdadeira. Dominar outros é força; dominar a si mesmo é poder verdadeiro."