>
 

Serve Aos Outros

            "O generoso prosperará; quem dá alivio aos outros, alívio receberá." (Provérbios 11:25)

            A maneira com a qual a Palavra de Deus e seus princípios são desprezados deve entristecer a Deus. Até seres humanos se aborrecem quando outros não crêem neles e sua palavra. Deus é infalível, bem como a Sua Palavra. É possível expressar verbalmente tanta confiança, tanta fé, em Deus, no entanto quando chegar o momento da prova parece que aquela confiança e fé evaporam. Deus faz com que é obrigatório provar a fé pelas obras: "Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé." (Tiago 2:18) Pedro viu Jesus andando sobre as águas e queria prova que era Jesus, e surgeriu que Jesus o convidasse ir até Ele. A resposta foi imediata e simples: "Venha!"

            Frequentemente Jesus exigirá que prove sua fé por voluntariamente procurar mostrá-la no ajudar de outros em vez de focalizar toda a sua atenção em si mesmo. Esquece de si mesmo, necessidades próprias, e seguir o exemplo de Jesus em servir aos outros.

            Conta-se a história de dois homens que se perderam numa nevasca terrível, com temperaturas baixas e perigo de morrer por causa do frio. Um viu que seu companheiro estava muito mau, e começou esfregar seu corpo para esquentá-lo, e continuou até que o outro reaviveu. A bênção foi servir ao outro, pois também salvou a sua própria vida, pois o exercício necessário para aquecer o outro acabou aquecendo seu corpo também. De acordo com a lei de Deus, nunca perdemos em procurar servir aos outros.

            Em 1958, já com 17 anos, acompanhei meus pais ao acampamento anual da igreja. Eu tinha recebido o Espírito Santo seis anos antes, mas não fui renovado e estava faminto por um novo toque de Deus na minha alma. No término da mensagem fui com os demais para o altar, ajoelhei e comecei buscar a Deus por uma renovação. Nada aconteceu. Eu me desanimei, mas raciocinei comigo mesmo, dizendo com certeza que tinha o Espírito Santo, portanto, levantei-me e comecei ministrar a um rapaz que buscava receber. Deus provou para mim aquela noite o valor de colocar de lado a própria necessidade e ajudar o menos fortunado, pois o rapaz recebeu o que almejava e eu recebi no mesmo instante a renovação que tanto desejava.

            Em uma igreja onde frequentamos por quatro anos havia um homem que passou quase a vida toda doente. Trabalhou apenas poucos meses da sua vida, mas era um cristão ferveroso, e dificilmente se ouvia uma palavra de reclamação dele. Fizemos visitas frequentes a ele, homem já idoso, e sua mãe. Fomos com a intenção de animar e encorajá-lo, mas sempre saimos encorajados, pois ainda no meio da sua enfermidade vitalícia ele teve o Espírito de Cristo e ministrava a nós.

            Seja generoso! Procure ministrar aos outros, pois no meio do que pode ser um sacrifício, Deus há de ministrar para você.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "A alma sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro."