>
 

Deus Me Busca Ou Eu O Busco?

            "... ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia..." (Gênesis 3:8)

            "No princípio criou Deus os céus e a terra." Tudo que Deus criou era perfeito, e Ele mesmo disse que: "É muito bom." Havia as flores, árvores frutíferas, animais de toda espécie, peixes, aves e enfim tudo do mais belo para encher os olhos. Mas no meio desta beleza toda não havia ainda algo ou alguém com quem Deus podia ter comunhão. Aí, Deus criou o homem, e vendo que não era bom que ele estivesse só, criou a mulher. Tudo foi o mais belo e o mais perfeito.

            O texto acima indica que Deus, querendo comunhão com o casal que criou, o procurava todos os dias na viração do dia e andava junto com eles e mantinha uma maravilhosa comunhão. Que coisa deslumbrante! Imagine, Deus procurava por eles. O grande Deus procurando o humilde e frágil homem que criou. Divindade procurado humanidade. È de ficar estarrecido diante disto.

            Mas, entrou a desobediência no meio e quebrou esta comunhão. Deus foi mais uma vez para buscá-los e foi obrigado os chamar, até cobertos de vergonha apareceram. O pecado deles quebrou a comunhão e obrigou Deus se afastar deles. Ah! Que saudade eles sentiam com a ausência daquela presença maravilhosa! A partir daquele dia, seria o homem que teria de buscar a Deus. Tudo mudou. Os papéis foram invertidos. Sem dúvida eles sentiram abandonados. Seria necessário agora para matar animais e oferecer sacrifícios. Agora é morte, sangue, rigidez quanto à maneira de oferecer os sacrifícios. Que dor! Que aflição!

            Até hoje esta regra do homem ser obrigado buscar a Deus rege.  Ao longo do Antigo e Novo Testamento há centenas de passagens que encorajam o buscar de Deus. Veja alguns:

            "se o meu povo... se humilhar, e orar, e me buscar..." (II Crônicas 7:14

            "se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará." (II Crônicas 15:2)

            "de todo o coração, eles juraram e, de toda a boa vontade, buscaram ao Senhor, e por eles foi achado." (II Crônicas 15:15)

            "... Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos." (Esdras 7:10)

            "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

            E, assim através dos livros do Antigo Testamento descobrimos a importância do homem buscar a Deus caso O quer. No Novo Testamento o tema continua:

            "... para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós..." (Atos 17:27)

            "... buscai as coisas lá do alto..." (Colossenses 3:1)

           Querido leitor, é bom aproveitar os dias que temos para buscar a Deus de todo o nosso coração. Certamente o dia chegará em que não haverá mais tempo nem mais oportunidade de fazê-lo. Aproveita a vida, não para satisfazer sua carne com prazeres, todavia para buscar a Deus que pode dar a vida eterna.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A razão derradeira para estabelecer alvos é para instigar você se tornar a pessoa adequada para alcançá-los. Jim Rohn