>
 

Generosidade

            "A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado." (Provérbios 11:25)

            Existe no mundo atual um espírito de egoísmo desenfreado. Parece que a atitude de Caim em Gênesis 4:9 é o que mais existe hoje: "Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?" Na Nova Versão Internacional o versículo é traduzido assim: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?" Esta atitude faz com que cada pessoa procura lutar apenas em favor de si mesmo, e há vezes que esta atitude vá além onde alguns pensam que é lícito ferir, defraudar ou maltratar outro semelhante e que isto é apenas a regras do jogo. Isto certamente não é o ensinamento da Palavra de Deus nem o exemplo deixado por Jesus Cristo.

            O versículo texto ensina que "a alma generosa prosperará." Você crê que a Bíblia e seus princípios são infalíveis ou meras sugestões? A lei da natureza é que para colher é necessário semear. A Bíblia ainda ensina que "... aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Com este ensinamento pode deduzir que a espécie de semente que semeia há de ser exatamente o que colherá. Analisa bem o que é que está semeando. É semente do fruto do qual deseja comer na colheita? Está semeando as obras da carne (Gálatas 5:19-21 ou a semente boa de uma vida cheia do Espírito Santo que produz o fruto do Espírito? (vv. 22-23)

            Não apenas analisa a qualidade ou espécie da semente espalhada mundo afora, mas também a quantidade. Os fazendeiros que projetam uma grande colheita de grãos, plantam toneladas de semente. Qualquer quilinho de grãos não serve para plantar numerosos hectares de terras. Eu sei que no reino espiritual Deus multiplica, mas Ele honrará o espírito generoso, bem como a fé da pessoa que semeia generosamente. Segue de forma bem clara o ensinamento de Jesus: "dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." (Lucas 6:38)

            Não pensa que você engana a Deus por dar uma quantidade qualquer de contribuição para a igreja, rotulando-a como dízimo quando na realidade não é 10%. O pastor e o tesoureiro podem não saber a verdade, mas Deus sabe. E aí vem o momento de enfermidade, de reversos na sua vida, e de repente você precisa a generosidade de Deus. Mas o versículo acima ensina que Deus usa a mesma medida que você usou para lhe retribuir. Se desse apenas uma colher de cafezinho de ofertas, orações, jejum, mão de obra para a igreja e sua obra, é esta medida que Deus usará para medir de volta para você. Não, Deus não está sendo "pão-duro" com você, Ele está apenas usando sua medida para lhe servir. Em outras palavras, sua generosidade com Deus, sua obra, e a maneira que trata outras na sua esfera de influência determinará a colheita que receberá, de Deus, e dos homens. Lucas 6:38 também refere-se àquilo que receberá dos homens, que serão induzidos por Deus a lhe recompensar sem saber a razão.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Um coração agradecido não é apenas a maior virtude, mas o pai de todas as demais virtudes." Cícero