>
 

Segredos Expostos

Por muitos anos, o Lago Okeechobee escondeu os seus segredos em águas espessas e camadas de lama. Mas em 2007, a seca diminuiu o nível do lago da Flórida para o menor nível desde que as autoridades começaram a manter registros em 1932, revelando centenas de anos de história. Exame cuidadoso através do fundo do lago, os arqueólogos encontraram artefatos, cerâmica, fragmentos de ossos humanos, e até barcos.

Depois que o rei Davi adulterou com Bate-Seba e planejou a morte de seu marido, Urias, cobriu seus pecados, negando-lhes e não confessando-los. Ele provavelmente passou muitos meses à realização de negócios como de costume, mesmo realizando deveres religiosos. Enquanto Davi camuflava seus segredos pecaminosos, ele experimentou o dedo esmagador de Deus de convicção e sua força evaporou como água no calor do verão "Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão." (Salmos 32:3-4).

Quando o profeta Natã confrontou a Davi sobre seu pecado, a convicção de Deus era tão grande que Davi confessou seus pecados a Deus e se afastou deles. Imediatamente o Senhor perdoou Davi e ele experimentou a Sua misericórdia e graça "Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás." (II Samuel 12:13); "Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados." (Salmos 32:5); e também Salmos 51.

Vamos ter cuidado para não esconder o nosso pecado. Quando descobrimos os nossos pecados, confessando-os a Deus, estamos cobertos com o Seu perdão. - Marvin Williams

Salmo 32 é um dos sete salmos penitenciais. (Os outros são Salmos 6, 38, 51, 102, 130 e 142.) Salmo 51, Salmo 32 e, possivelmente, foram escritos na sequência de adultério de Davi com Bate-Seba (I Samuel 11-12). Davi quebrou cinco mandamentos - assassinato, adultério, roubo, tendo falso testemunho, e a cobiça (Êxodo 20:13:17). Por cerca de um ano, Davi se recusou a reconhecer seus pecados. Ele contrastou a bem-aventurança de arrependimento "Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo." (Salmos 32:1-2) com a angústia de se recusar a confessar o pecado, "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.  Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.  Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado. Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.  Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento."  (vv. 3-7)

Senhor, ajuda-me a expor o meu pecado,

Aquelas falhas secretas que se escondem dentro;

Gostaria de confessar-los todos para Ti;

Transparente eu serei sempre. -D. De Haan

Pensamento do Dia: Dê a Deus o que Ele deseja mais, um coração quebrantado e arrependido.