>
 

O Valor Dos Amigos

João Crisóstomo (347-407) foi um dos grandes pregadores na igreja primitiva. Ele recebeu o nome de Crisóstomo, que significa "Boca de ouro", por causa de seus sermões eloquentes.

Aqui está um de seus critérios acerca do valor dos amigos: "Tal é a amizade, que através dela nós amamos lugares e estações, pois, como... as flores largam suas folhas doces no chão em sua volta, é assim que os amigos concedem sabor, mesmo nos locais onde habitam. Com amigos, mesmo a pobreza é agradável... Seria melhor para nós que o sol estivesse se exaustado do que nós estivéssemos sem amigos".

A história de Jônatas e Davi ilustra o valor da amizade. Embora que Davi fosse caçado pelo demente rei Saul, ele tirou encorajamento de sua amizade com o filho de Saul. "Jônatas... amava [Davi]... com todo o amor da sua alma." (I Samuel 20:17) O relacionamento deles foi caracterizado pela confiança, compreensão e encorajamento. Quão teria sido difícil para Davi suportar esta perseguição injusta sem o alimento da amizade baseada no Senhor: "Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua." (v.42)

A antiga voz de Crisóstomo e o testemunho de Davi e Jônatas são lembretes sobre a necessidade de cultivar as amizades que Deus nos deu. - Dennis Fisher

Jônatas, o filho mais velho do rei Saul: "Os filhos de Saul eram Jônatas, Isvi e Malquisua; os nomes de suas duas filhas eram: o da mais velha, Merabe; o da mais nova, Mical." (I Samuel 14:49), não viu seu cunhado "... dispôs-se Davi e partiu com os seus homens, e feriram dentre os filisteus duzentos homens; trouxe os seus prepúcios e os entregou todos ao rei, para que lhe fosse genro. Então, Saul lhe deu por mulher a sua filha Mical." (18:27) como uma ameaça política, mas optou por criar uma amizade profunda com ele : "Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este e se tinha retirado de Saul. Pelo que Saul o afastou de si e o pôs por chefe de mil; ele fazia saídas e entradas militares diante do povo. Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o SENHOR era com ele. Então, vendo Saul que Davi lograva bom êxito, tinha medo dele." (vv.12 -15) Quando Jônatas morreu: "Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul." (31:2), Davi honrou seu melhor amigo com o "canto do arco"  (II Samuel 1:17-27). Depois de Davi se tornar rei, ele honrou esta amizade e cuidou do filho de Jônatas, Mefibosete, que era aleijado desde pequeno. (9:1-13) - Sim Kay Tee


Como não tenho ouro para dar,

E só o amor deveria fazer as pazes,

Minha oração diária é que enquanto vivo -

"Deus, faça-me digno dos meus amigos" - Sherman


Pensamento do Dia: Um amigo é a primeira pessoa que entra quando o mundo inteiro saiu.