>
 

A Purificação

Número 1

            Com razão justificada nós, em cujos corações habita sem contestação a fé cristã, nos preocupamos com a santidade da Igreja do Senhor Jesus Cristo na terra. Vemos na atualidade o mundanismo entrar na igreja às escondidas para subtrair dela a sua santidade. As Escrituras são bem claras em declarar: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14) Falar hoje em santidade e separação do mundo não faz do pregador uma pessoa querida. Parece que a mensagem mais popular hoje é uma que ensina que a graça de Deus há de resolver qualquer problema de pecado e que no final de tudo Deus salvará a todos, não condenando ninguém para o fim terrível do inferno. No entanto, a verdade é que sem a santificação não há possibilidade de ver o Senhor. A infalível Palavra de Deus assim declara, e cabe a nós crer e nos salvar, ou desacreditar e sofrer as consequências prometidas.

            Provavelmente temos orado para Deus santificar a Sua Igreja. E, não é errado orar desta maneira, pois em João 17:17 Jesus orou para que os seus discípulos fossem santificados. Precisamos, no entanto, entender que esta obra de santificação é responsabilidade da própria pessoa. Veja a ordem de Deus ao seu povo em Levítico 11:44: "Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, por que eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra." Deus jamais suportou a idolatria, e não a suporta hoje. Muitos acham que a idolatria é apenas o erguer de imagens de escultura, quadros, espécies de joias e bijuterias com símbolos religiosos entre outras coisas do gênero. A verdade Deus considera como ídolo qualquer coisa ou criatura que tem uma posição entre Ele e o homem que deve de ser um adorador exclusivo do Deus vivo. E, é o próprio homem que precisa se livrar (purificar) destas coisas. Podem ser coisas simples como um carro, uma casa, a moda, um time de futebol, homens e mulheres da indústria de filmes e TV, entre um grande número de outras coisas terrestres.

            A purificação da Igreja há de começar com a purificação de cada membro dela numa base individual. Isaías foi chamado por Deus para ser um profeta (ministro/pregador) de Deus. Mas antes de se tornar um profeta efetivo ele se encontra no templo do Senhor (Isaías 6). Ele foi com o intento de louvar e adorar o Senhor, mas nisto teve uma visão do Senhor e ele se viu como era; um homem como qualquer outro cheio de pecado. Apavorado e desesperado ele clama a Deus para lhe perdoar.

            Há pecado não revelado na Igreja de hoje, e pior, no ministério Dela. Mas estes pecados não são revelados por a Igreja como um todo e as pessoas não estão chegando a Deus com a atitude correta, chegando a Deus meramente para pedir coisas, como disse no Livro de Tiago, para consumir nas suas concupiscências, em vez de chegar para simplesmente louvar e adorar o único Deus Vivo.

Philip D. Walmer