>
 

Um Beijo

            Não posso entrar na época de Natal, lembrar-me do nascimento de Jesus sem também recordar com fortes emoções a razão real da sua vinda. O amor de Deus para com um mundo perdido e devastado pelo pecado fez com que o único e eterno Deus se vestiu de carne, nasceu como bebê em Belém, cresceu como qualquer criança e finalmente embarcou no seu ministério, mas sempre rumo à cruz.

            Eu não sei o que o Natal significa para você, mas para mim, o nascimento de Jesus não pode ser desvinculado da sua morte como sacrifício pelos pecados do mundo inteiro. Por este fim veio, e cumpriu sua missão exemplarmente. Já na cruz, bradou em alta voz: "Está consumado!"  (João 19:30)

            No cenário no final da vida de Jesus, houve uma série de acontecimentos que marcaram profundamente a vida de Jesus e o cristianismo em geral. Um destes acontecimentos foi a traição de Jesus por Judas. Judas combinou com os líderes religiosos da época que ele trairia Jesus com um beijo. Já pensou? Um ato de afeto, de carinho, e de amor seria o sinal de que ele estava indicando o homem que estes inimigos de Jesus queriam prender. Foi um ato de amor fingido. Após três anos e meio de andar junto com Jesus, ser beneficiado por Ele, comer da comida providenciada por Ele, até fazer milagres em seu nome, para no final a trair seu suposto mestre, amigo e Salvador com um ato de amor. Espero que neste Natal que você não esquece Seu Jesus, a razão da Sua vinda, os benefícios que recebeu de Sua mão bondosa e O a trair com um beijo. Um beijo? Sim, esquecer Dele no meio de festas, jantares, presentes reuniões de familiares e outras coisas tais.

            Nosso relacionamento com Jesus pode ser tão bem exemplificado com as ações de duas irmãs; noras de Noemi, que foram conhecidas pelos nomes de Orfa e Rute. Os filhos de Noemi que eram os maridos destas duas mulheres. Eles morreram, bem como o marido de Noemi, e ela resolveu volta para sua terra natal. As duas noras a acompanhavam ela, aparentemente com a intenção de voltar com ela. No entanto, em certa altura da viagem, Noemi provocou um teste e encorajou as duas para voltarem à terra natal delas. Ela se despejou das duas com beijos e mais palavras de incentivo para que elas voltassem a terra delas. Ambas choraram, mas afinal Orfa beijou a sogra, virou as costas e se foi de volta para a terra dela. Mas, aí vêm palavras que me afetam tão profundamente: "... porém Rute se apegou a ela." (Rute 1:14)

            Ao longo do meu ministério tenho visto aqueles que me acompanhavam no caminho de verdade e vida eterna. Veio, no entanto, provas, tentações, tribulações, doenças e outras coisas tais. De repente alguns destes companheiros viram as costas para voltar caminho para trás e nunca mais eu os vi. Choro por isso, mas infelizmente não havia nada que eu pudesse fazer. Se foram como Orfa. Nem sabemos o que aconteceu com ela. Com um beijo aparentemente de afeto e amor se despediu e se foi. Rute, no entanto se apegou a Noemi, foi sem saber o que seria dela, mas o amor era tão forte que qualquer sofrimento ou contratempo não poderia as separar. Sabemos posteriormente na história como ela foi grandemente beneficiada e por fim foi uma das progenitoras do Messias

            Amigo, apega-se com Jesus. Não larga ela por nada, nem pelos supostos prazeres que o mundo oferece. O melhor caminho é aquele onde você pode ficar abraçado com Jesus. Não trai com um beijo a quem lhe ama.

Philip D. Walmer