>
 

A Continuação Do Plano

            Os olhos do Senhor vasculharam a terra, numa região remota, Ur dos Caldeus, e eles avistaram um homem temente a Deus, integro e de viver bem diferente dos que os outros moradores da terra. Assim, Deus escolheu Abrão, que mais tarde seria chamado Abraão, para ser o progenitor de uma nova nação de pessoas que seriam vitaliciamente voltadas ao único Senhor e Deus do mundo.

            No entanto, este povo que foi escolhido para ser o meio pelo qual Deus revelaria Si Mesmo ao mundo de forma correta, falhou vez após vez. Espaço não temos aqui para seguir o trajeto deste povo, mas a história bíblica relata como Deus puniu este povo por vários meios ao longo da história de sua existência por causa da sua desobediência e a adoção dos deuses e costumes das nações em volta deles. Como Pai amoroso, Deus lidou com este povo ao longo de muitos séculos, mas a tendência era sempre voltar para ser igual ou semelhante aos outros povos. Deus enviou profeta após profeta para tentar corrigir este mal, mas em vez de mudar, maltratavam e mataram os profetas que eram os enviados de Deus, com mensagens diretamente de Deus para este povo rebelde.

            Deus finalmente foi obrigado cumprir as profecias anunciadas por seus servos, os profetas, e deixar este povo que Ele tanto amava ser levado para servir como escravos nas nações idólatras. Eles permaneceram por várias décadas nesta situação desagradável e degradante até que houve arrependimento, e assim ao longo de alguns anos eles começaram voltar à nação de origem.

            É estarrecedor estudar este história, pois depois de apenas duas ou três gerações após a volta para a sua terra, o povo já estava voltando para a idolatria e outros atos repudiados por Deus. Deus então os entregou a sua própria sorte. Por mais de 400 anos Deus não lhes enviava  nenhum profeta; não enviou ninguém para lhes anunciar uma mensagem diretamente Dele. A história era longa, complicada, triste, cheia de guerras, conflitos com outras nações e conflitos internos. Vários homens se levantaram alegando de ser o Cristo, o prometido Messias. Todos foram revelados como falsos, enganadores e corruptos, moral e espiritualmente. Esperança de um novo dia, de soluções para os problemas presentes e um renovo espiritual era quase inexistentes.

            Repentinamente o tempo se cumpriu, Deus começou a agir, anjos apareceram a Isabel e Maria, um decreto do César levou José e Maria à cidade de Belém onde o Messias nasceria, magos do oriente estudaram os céus e viram uma estrela diferente, pastores nos campos receberam uma visita de uma hoste celestial, e o mundo todo sem perceber se preparou para o aparecimento do Salvador do mundo.

            Hoje estamos quase sem esperança de que pode haver um fim de tudo que aflige o mundo, dos conflitos, das guerras, dos desastre naturais, das convulsões sociais e um número sem fim de problemas que afligem a humanidade.

            Nisto me lembro de uma passagem bíblica: "Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai, e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima." (Lucas 21:28) Também estou bradando com João o Revelador: "Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20)

Philip D. Walmer