>
 

O Guia

            O que levou os magos do oriente para estudar as estrelas e descobrir aquela estrela especial na noite em que Jesus nasceu; não sabemos. Mas, repentinamente apareceu uma estrela que eles nunca antes tinham visto. O que levou eles a crer que esta estrela poderia os levar a uma experiência nova, a uma descoberta extraordinária; também não sabemos. O que podemos afirmar é que era por Deus, e por isso vemos mais uma vez a mão poderosa guiando os acontecimentos entre os homens.

            Contrário à crença comum, os magos não apareceram à estrebaria na noite em que Jesus nasceu. Ao ler esta história maravilhosa descobrirá que eles apareceriam até quase dois anos depois, vindo de um lugar distante, por viagem que os levaria através de montanhas, desertos e muitos perigos. Havia apenas três? Não sabemos também, sabemos apenas que apresentaram três presentes diferentes.

            Estes homens fizeram uma viagem que durou meses. O custo, sem dúvida, foi grande e a viagem fisicamente desgastante, mas a estrela os guiou mais e mais para o lado ocidental, até chegar a Jerusalém. Lá consultaram com Herodes, que posteriormente por sentir-se ameaçado, decretou a morte de todas as crianças nos arredores de Belém com dois anos para baixo.

             Esta estrela surpresa levou os magos a conhecer a Jesus, aquele que veio para ser o Salvador do mundo. É difícil imaginar o que eles sentiram depois desta viagem, do cansaço, dos perigos que passaram, das despesas enormes, dos familiares abandonados no lugar de origem, para agora ficar na presença de um menino de menos de dois anos que provavelmente nem sabia falar ainda. Mas, nos seus corações eles sabiam que tudo valia, pois ao sair do palácio de Herodes a estrela os guiou mais alguns quilômetros adiante até finalmente parar por cima do lugar onde o menino residia com José e Maria. "... Eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram..." (Mateus 2:9-11)

            Amigo, isto me faz recordar da promessa de Jesus em relação ao Espírito Santo que seria dado após a sua ascensão. Em João 16:13 Jesus, prometendo algo melhor e mais maravilhoso que sua presença física disse: "... quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará coisas que hão de vir." O Espírito Santo está lhe aguardando para seguir sua liderança para experiências espirituais maravilhosas. Mas você precisa o seguir por onde leva. Pode não ser a viagem mais agradável no seu trajeto, mas o fim lhe deixará encantado, e também cairá aos pés do Seu Salvador em profunda adoração.

            O Espírito levou João o Revelador por vias de grandes tribulações até que ele finalmente foi banido da população e abandonado para morrer na ilha de Patmos. Mais uma vez uma terrível viagem valeu, pois de lá João nos dar a mais maravilhosa revelação do Cristo, do Messias. "Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta... cai a seus pés como morto." (Apocalipse 1:10-17) Amigo, deixe o Espírito lhe guiar, pois coisas maravilhosas lhe aguardam além do horizonte desta vida apenas material.

Philip D. Walmer